Gestão de escritórios de advocacia é coisa para profissionais

Gestão de escritórios de advocacia

Uma gestão amadora aumenta as chances de fracasso. Para ser um advogado de sucesso são necessárias habilidades além do conhecimento jurídico

A OAB prevê que até o ano 2019 o Brasil terá cerca de 126 mil escritórios de advocacia. Destacar-se em meio a esse número imenso de concorrentes vai exigir que você saiba muito mais do que de leis e suas aplicações.

É preciso ter conhecimento sobre gestão de escritórios de advocacia.

Estar sempre inteirado sobre as novidades no campo das tecnologias, nas práticas da gestão moderna, nas formas de conduzir os negócios na advocacia é uma exigência para os advogados que se empenham na gestão de escritórios de advocacia.

Dominar técnicas de gestão tem que fazer parte de sua rotina e de suas competências individuais e organizacionais de seu escritório. Só assim você vai se manter presente no mercado jurídico e poder ir em busca do sucesso e destaque no ramo em que atua.

O maior entrave para o advogado que precisa colocar em prática gestão de escritórios de advocacia é o conhecimento superficial sobre o assunto. A maior parte dos advogados confirmam que gestão é um tema pouco trabalhado pelos professores durante a formação acadêmica.

Independentemente do tamanho, do número de sócios ou da carteira de clientes, o advogado gestor precisa dar o devido valor ao capital humano, ao conhecimento, ao planejamento estratégico e ao marketing jurídico. Se cada um desses aspectos não for tratado com a importância que lhes cabe, você estará criando suas próprias barreiras para o sucesso.

Suas competências devem envolver:

  • Conquista e fidelização de clientes
  • Motivar e liderar a equipe
  • Trabalhar a criatividade
  •  Ação e visão estratégica
  • Usar meio para ganhar tempo
  • Influência e negociação interna e externa
  • Marketing jurídico ético
  • Implantar uma comunicação eficiente
  • Trabalhar em equipe
  • Planejamento e controle
  • Gerir as finanças
  • Investir em redes de relacionamento

A gestão de escritórios de advocacia deve abrangente

Se você quer alcançar seus objetivos como advogado de sucesso a frente de um escritório de destaque é necessário ter uma base sólida. Isso é conquistado por meio de planejamento.

Quando a gestão de escritórios de advocacia é planejada você passa a contar com níveis mais altos de eficiência.

Essa base precisa ser uma gestão abrangente. Não se pode ficar focado apenas na rotina jurídica. Leve sempre em conta as ações e rotinas administrativas.

Muitos advogados acreditam que a gestão pode ser voltada para elementos distintos, como gestão de pessoas, de projetos, de conhecimento, de tempo, entre outros.

No entanto, o que todas essas modalidades têm em comum é justamente a ideia de administrar e decidir. A gestão é a arte de pensar e de agir. Se trata de fazer acontecer e de obter resultados.


EstratégiaGestão de escritórios de advocacia estrategia

A gestão de escritórios de advocacia precisa ser estratégica. Isso significa que conduzir você terá que refletir sobre a escolha por posições, incluindo visão, missão, valores e plano de negócios, a fim de atingir suas metas.

O planejamento estratégico também consiste em identificar riscos e também analisar o posicionamento de seu escritório de sob diferentes ângulos.

Dentro dessa análise, entra uma pesquisa profunda sobre pontos fortes e fraquezas do escritório em relação à concorrência. Esta etapa é necessária para levantar propostas de ação e seguir para a fase de execução das ações.

Em suma, o planejamento estratégico para gestão de escritórios de advocacia está relacionado ao rumo que você deseja tomar frente ao universo jurídico. Toda e qualquer decisão tomada futuramente, seja ela de curto, médio ou longo prazo, terá como base esse planejamento.

Software jurídico: aliado a gestão de escritórios de advocacia

A gestão de escritórios de advocacia pode contar com um grande aliado: software jurídico. O uso de sistemas desenvolvidos exclusivamente para a rotina do advogado pode lhe trazer melhorias nos resultados de seu escritório.

Dentre as vantagens que um software jurídico confere para gestão de escritórios de advocacia está a economia de tempo do advogado. O tempo que antes era alocado em busca de contatos, em organização de pastas de processos, geração de relatórios, dentre outros, poderá ser usado para outros fins.

Essa economia de tempo significa maior produtividade. Esse resultado é alcançado por meio de funções automatizadas que seu software jurídico lhe garante, como acompanhamento de publicações e monitoramento processual. Esse tempo gasto para executar essas tarefas de forma manual, agora serão empenhados na conquista e fidelização de clientes.

Mais ágil

A gestão de escritório de advocacia ganha novo ritmo quando seu gestor adota um software jurídico. Esse benefício é promovido ao você eliminar tarefas manuais tal como averiguação de processos, geração de relatórios e busca de contatos. Esse aspecto torna sua rotina mais produtiva e rentável.

Organização

Contar com ferramentas de um software jurídico te permite fazer uma gestão de escritório de advocacia mais organizada. Na prática o sistema adotado por seu escritório vai lhe permitir o gerenciamento adequado de prazos, distribuição de tarefas e integração das informações de seus processos.

Conquista e fidelização de clientes

A estimativa dos advogados é que cerca de 70% dos clientes são frutos da indicação. Assim fica muito claro que a gestão de escritórios de advocacia é fundamental para o seu crescimento profissional. Isso porque, na prática, ter um bom relacionamento, ter exposição profissional e demonstrar profissionalismo são frutos de uma boa base de administração.

Então a conquista de clientes está diretamente ligada a forma como você mantem o índice de aprovação de sua atual carteira de clientes. A imagem que seu escritório possui hoje, somada a competência e do profissionalismo é o que compõe a sua marca.

Manter um nível mínimo de satisfação de seus clientes então passa a ser mais do que agir com profissionalismo e demonstração competência. Se trata também de trabalhar sua imagem, de forma que oportunidades de indicações sejam criadas.

Relação com os clientes

Não é bem uma matemática, pois envolve fatores subjetivos, mas a gestão de escritórios de advocacia precisa levar em conta a capacidade de transformar a relação dos advogados com seus clientes em uma equação de sucesso.

O sucesso e a satisfação de clientes se torna uma consequência devido à soma dos seguintes aspectos:

  • Otimização de tempo e gastos
  • Investimento constante no capital humano e tecnologia
  • Cultura organizacional aberta para a inovação
  • Estratégias externas alinhadas às internas

Novos nichos

Cada vez mais, abrem-se novas oportunidades de atuação para advogados. Hoje em dia, há áreas em franca expansão, como Direito da Internet, Direito da Moda, Direito Desportivo…

Por que não explorar essas áreas de especialidade? Se você tiver a oportunidade de reunir especialistas em áreas ainda pouco exploradas no Direito, essa poderá ser uma chance de se tornar referência de atuação advocatícia nesses nichos ainda pouco explorados. É dessas áreas que podem vir aqueles clientes que você tanto espera. Fique atento.

Marketing e o código de ética

Não é incomum ouvir algum advogado apontando o código de ética com barreira para realização de marketing no setor jurídico. Não é bem assim. E o advogado que busca aprimorar seus conhecimentos na gestão de escritórios de advocacia precisa se atentar a isso.

Se você analisar o código de ética vai perceber que é possível conciliar o código com as necessidades comerciais do setor, principalmente para promover a imagem de profissionais e escritórios.

A forma mais usual do marketing jurídico está no meio digital. O avanço da internet mudou muito a maneira como as pessoas procuram serviços jurídicos. É essencial ser um advogado com presença online. E isso vai muito além de ter um site e perfil nas redes sociais.

É preciso dar um passo além e apostar em marketing digital de conteúdo, divulgando textos próprios sobre temas jurídicos em que é especialista, fazer e-mail marketing com responsabilidade e promover inbound marketing dentro de uma estratégia digital

O mundo digital é uma ótima oportunidade para o advogado ser criativo e aplicar boas estratégias de captação de clientes.

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3 Comments

  1. Essa orientação é de grande importância.

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