Marketing Jurídico Digital: como ter seu conteúdo compartilhado por terceiros

marketing

É possível ir além da criação de conteúdo e conseguir que outros sites e pessoas compartilhem o que você escreveu.

Mas como isso acontece?

Primeiro, precisamos entender o que leva uma pessoa a compartilhar algum tipo de conteúdo em suas redes sociais.

Fatores decisivos para o compartilhamento incluem:

  • Identificação;
  • Utilidade;
  • Fácil leitura.

Criando identificação

Para o leitor se identificar com o post, é preciso que o seu conteúdo seja criado com base nas necessidades, desejos e expectativas do seu público-alvo. De nada adianta criar um texto bem estruturado, mas que não tenha qualquer ligação com o que o seu leitor procura.

Da mesma forma, criar um texto para o seu leitor com uma linguagem extremamente formal não trará os resultados esperados. É preciso adequar o seu estilo de escrita ao dia a dia do leitor e compreender que o vocabulário de quem não está imerso no mundo da advocacia é mais limitado e coloquial.

 

Entregando utilidade

O fator mais importante para o sucesso do seu marketing jurídico digital é a relevância do conteúdo criado. Isso está diretamente ligado à utilidade. Mas por quê?

Quando alguém quer adquirir um produto ou serviço, ele pesquisa primeiro na internet. Então, para buscar por algo no Google, o usuário está a procura de algo que solucione seus desafios, seja por curiosidade, necessidade ou desejo.

Para o seu texto ser relevante, ele precisa, a princípio, possuir um direcionamento. A partir daí, seu conteúdo deverá conter, de forma detalhada, soluções para um determinado problema do seu leitor.

Exemplos são:

  • guias para alguns problemas comuns que não necessitam de consultas com advogados;
  • dicas para a resolução de problemas como violência doméstica e brigas com vizinhos.

Facilitando a leitura

É importante utilizar uma linguagem próxima do dia a dia do leitor no marketing jurídico digital. É importante que o seu público entenda o que você quer dizer de forma muito clara.

Contudo, é importante não se apegar apenas a esse aspecto. Existem outros fatores que tornam uma leitura mais agradável, fluida e promovem melhor absorção do conteúdo escrito. São eles:

  • Criação de uma ‘prévia’ do que o texto apresentará;
  • Uso de subtítulos;
  • Parágrafos curtos;
  • Evitar a repetição de palavras nos mesmos parágrafos;
  • Utilização de fontes quentes para a apresentação dados;
  • Textos objetivos.

É essencial entender o que cada um desses fundamentos representa antes de tentar aplicá-los aos seus textos.

Vamos explorá-los?

Criar uma prévia do que o texto apresentará não significa desenvolver, literalmente, um índice.

Na verdade, essa parte precisa ser composta de uma introdução ao assunto – que pode ser iniciada por um questionamento ou a apresentação de um problema, por exemplo.

A seguir, é interessante desenvolver a apresentação do que será tratado. Deve ser feito de forma simples e direta, porém sutil. É possível apresentar, em tópicos, alguns pontos relevantes que serão discutidos durante o texto. Isso cria expectativa e permite que o leitor encontre os elementos que considera mais relevantes com maior facilidade.

O uso de subtítulos torna a leitura mais agradável aos olhos do leitor (e às estratégias de ranqueamento da Google). É um elemento que funciona de forma semelhante ao uso de tópicos na descrição do que o texto irá apresentar.

Com os subtítulos, torna-se possível desenvolver subtopicos que não foram descritos na apresentação inicial, mas que adicionam profundidade ao texto e tornam mais efetivo o marketing jurídico digital.

É importante estruturar o texto com parágrafos curtos. A sensação causada por parágrafos com mais de quatro linhas é bastante desconfortável, principalmente quando o leitor busca soluções rápidas e diretas, o que acontece quase sempre.

Mais que isso, é imprescindível começar o texto com um parágrafo de duas a três linhas. A estrutura do primeiro trecho deve ser a parte mais leve de todo o artigo. É onde o leitor decidirá se o texto pode ser lido no momento que for aberto ou se deixará para depois.

Ainda falando de parágrafos, devemos frisar a importância de evitar a repetição de palavras. Utilize sinônimos e explore as variáveis que o contexto pode apresentar. Será uma tarefa importante para aprimorar a sua própria comunicação!

Quando usamos dados para corroborar nossas teses, precisamos compreender que estes não podem ser ‘tirados’ do Facebook, WhatsApp ou quaisquer mídias que não possuam o embasamento necessário para servir como uma fonte de dados confiável!

Por isso, é importante trabalhar na utilização de fontes quentes, isto é, que possuam certa credibilidade para que as suas citações não pareçam um amontoado de frases feitas e ditos populares.

Por fim, será necessário criar textos objetivos. A Google possui algumas regras para com o Marketing Jurídico Digital. Entretanto, dedicar total atenção a elas e não trabalhar na experiência do usuário (ux), irá resultar em efeitos adversos.

Se o seu assunto não rende 700 palavras, não existe razão para dar voltas e tentar prolongar a leitura. Seja claro, objetivo e entregue textos que ajudarão o leitor em pouco tempo.

Compartilhando

Se o seu texto seguir todos os padrões descritos acima e apresentar conteúdo relevante, os leitores certamente irão compartilhar. E, com isso, o alcance do seu trabalho deverá aumentar.

O advogado pode, ainda, compartilhar seu texto em comunidades relacionadas ao direito em redes sociais como o Facebook, por exemplo. Se desejar ir mais além, poderá dar início à produção de vídeos para o YouTube e falar, de maneira breve, sobre conteúdos similares, sempre indicando seus textos como referência e conteúdo auxiliar.

Marketing Jurídico Digital é uma ferramenta capaz de trazer resultados incríveis.

Contudo, é preciso trabalhar bastante na produção de conteúdo e garantir que as pessoas certas acompanhem o que você produz. Com o tempo, outros sites jurídicos podem até mesmo compartilhar seus textos, gerando ainda mais relevância para o que você faz!

E essas foram algumas dicas para que o seu conteúdo seja compartilhado por terceiros. Gostou? Não deixe de nos contar nos comentários!

Ainda não está convencido? Descubra como o Marketing Jurídico Digital pode mudar a realidade do seu escritório!

Leia também:

Como vive um advogado Inovador

Programa para advogado nenhum botar defeito

Planejamento estratégico para advogados: caminho para o sucesso

Gostou? Compartilhe conosco a sua experiência, deixe seus comentários e dicas.  Envie a sua sugestão. Deixe seu e-mail para ter acesso a conteúdo exclusivo.

 

0 I like it
0 I don't like it

(Colunista)

Grupo focado em facilitar o relacionamento entre empresas, através da comunicação integrada e consultiva.

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *