Novas áreas da advocacia: conecte-se ao futuro

Areas da advocacia novas

Atuar em áreas da advocacia digital exige qualificação profissional voltada para demandas de uma sociedade que vive a era tecnológica

“Ubi societas, ibi jus. Ubi jus, ibi societas” em livre tradução do latin quer dizer que “onde está a sociedade, está o Direito. Onde está o Direito, está a sociedade”.

Essa expressão ilustra o quanto a evolução nas mais diversas áreas da advocacia são uma necessidade provocada pela forma como a sociedade se desenvolve.

Essa evolução traz consigo consequências que não poupam nenhuma das áreas da advocacia. Todo o ambiente jurídico se transforma em altíssima velocidade.

Em recente artigo publicado em sua coluna na Folha de São Paulo, o advogado doutor pela USP e PHD pela Universidade de Oxford, Oscar Vilhena Vieira, aponta que “revolução tecnológica deve provocar uma mudança drástica no modo como se aprende e se ensina o Direito”.

O que o professor e advogado Oscar Vilhena busca evidenciar em seu artigo é exatamente a forma como a tecnologia mudou e abriu novas áreas do Direito.

Em resumo, a tecnologia trouxe novas demandas jurídicas e o advogado moderno vislumbra novas áreas do Direito como oportunidades para se destacar.

Algumas áreas do Direito ainda têm poucos representantes. O Direito da digital, por exemplo, ainda é muito novo e existem regulamentações que ainda são novas. Logo, é um ramo muitíssimo favorável para os profissionais do Direito.


Áreas do advocacia digital em evidência

As novas tecnologias não apenas mudaram a forma como a sociedade se relaciona. Houve profundas transformações na velocidade e produção de informação, criou-se novos ramos de atividade e alterou a forma de atuar em inúmeras profissões.

Nas áreas da advocacia não foi diferente. A tecnologia e suas aplicações na rotina do advogado aqueceu o mercado de trabalho.

O Direito Digital é uma das áreas da advocacia com maior ascensão atualmente. Os advogados podem se perguntar: quais atividades um advogado pode realizar no Direito digital?

Especialidades da advocacia digital:

 1 – Direito de propriedade intelectual.

2 – Direito penal digital.

 3 – Consultoria no Direito digital.

4 – Comércio eletrônico.

Atuação nas áreas do Direito digital

O Direito digital está interligado praticamente com todas as áreas da advocacia, como Direto criminal, trabalhista, comercial, tributário, entre outros.

Isso acontece porque na prática a tecnologia promoveu o surgimento de uma sociedade digital. Com isso as relações sociais e jurídicas passaram a utilizar-se das novas tecnologias.

Assim os advogados que optarem por especializar seu atendimento em questões do Direito digital pode atuar nas seguintes situações:

Registro de marcas;

– Identificação de autoria;

– Ação por danos materiais e morais.

– Contencioso em Direito digital;

– Análise e elaboração de contratos relacionados a tecnologia e internet;

– Remoção de conteúdo na internet (ofensas, perfil falso, uso indevido);

  – Auditoria de sites; 

 – Eleições na internet; 

– Elaboração de Termo de Confidencialidade;

– Análise  sobre riscos jurídicos;

– Consultivo em Direito digital;

– Elaboração de Termos de Uso e Política de Privacidade de sites; 

 

O advogado especialista em Direito digital também precisa estar preparado para atuar com questões de segurança da informação, como:

– Elaboração e revisão de Política de Segurança da Informação (PSI)

–  Normas de Segurança da Informação (NSI);

– Análise de Compliance.

Entre as novas áreas do Direito que a tecnologia trouxe está o marketing digital legal. Nessa área o profissional do Direito atua com elaboração, registro e acompanhamento de campanhas comerciais e concursos culturais na internet, além do monitoramento de marca/nome do cliente em redes sociais e na internet como um todo.

Novas áreas da advocacia exigem novas rotinas no escritório

A inovação aplicada ao universo jurídico resultou em padronização de decisões de tribunais, inclusive por meio de súmulas vinculantes, que obriga todos os juízes a seguirem o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre determinada jurisprudência.

Isso quer dizer que as decisões agora seguem tendências e não só interpretação de casos isolados. Isso se deve à velocidade e democratização de informações, promovida pelo uso de novas tecnologias.

Então o advogado que encara do desafio de atuar em novas áreas do Direito precisa estar atendo a essas tendências. Essa é uma questão bem lógica: se são novas demandas judiciais, as decisões também são novidades. Por isso é preciso atuar em consonância com o que a tecnologia lhe oferece, transformando informações em resultados para seu cliente.

Saiba também que atuar em novas áreas do Direito é contar com o apoio irrestrito de tecnologias. Isso pressupões que você se adeque à modernidade:

 

Acompanhar de forma automatizada o andamento de seus processos.

– Acessar bancos completos de jurisprudência. 

– Ganhar eficiência e tempo na sua rotina, por meio do uso de softwares jurídicos.

– Dedicar-se a novos conhecimentos e especializações de sua área. 

Sempre atualizado

O advogado que digital trabalha com questões de tecnologia vinculadas desde às relações jurídicas no desenvolvimento de um software ao uso das ferramentas de mídias sociais pelos funcionários de determinada empresa.

Por isso é importante está sempre atualizado sobre novos sistemas e suas implicações no cotidiano das pessoas e corporações.

Mais uma dica para o profissional que deseja atuar em uma das novas áreas do Direito ligadas a tecnologia é que, além da formação tradicional em Direito, é preciso adquirir conhecimentos básicos de informática e informações técnicas sobre os temas que pretende cobrir.

A presença do advogado nas redes sociais também é fundamental. Isso porque, além de estar atendo às tendências e movimentos dos usuários da internet, você terá um importante canal de comunicação do escritório.

Aposte também em criação de conteúdos nas redes sociais, com a emissão de opiniões sobre assuntos em pauta na mídia e que envolva sua área de atuação. Isso vai fazer de você uma autoridade nessa área do Direito.

Leia também:

Empreendedorismo para advogados modernos

Acompanhamento processual como estratégia do advogado

Planejamento estratégico para advogados: caminho para o sucesso

Gostou? Compartilhe conosco a sua experiência, deixe seus comentários e dicas.  Envie a sua sugestão. Deixe seu e-mail para ter acesso a conteúdo exclusivo.

0 I like it
0 I don't like it

Aviso Urgente

Aviso Urgente

Temos mais de quatro décadas de história e o foco de nosso trabalho continua sendo oferecer soluções que signifique segurança, confiança e comodidade para prática da advocacia. Transforme suas informações em resultados com a Aviso Urgente.

Deixe seu comentário

Deixe o seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *