Selecionando software para o departamento jurídico de setor público

software para departamento jurídico

Os advogados do setor público precisam de software do departamento jurídico que atenda às suas necessidades exclusivas

Qualquer advogado que tenha trabalhado no setor público sabe que é um trabalho muito diferente do que um advogado pode encontrar no escritório de advocacia. As demandas e desafios exclusivos do setor público podem ser mais facilmente gerenciados com o software adequado do departamento jurídico.

Com um software jurídico correto, os advogados não precisam mais depender de métodos organizacionais desatualizados para acompanhar publicações de intimações, monitoramentos processuais, calendários, documentos e pesquisas. Todas essas informações essenciais podem ser encontradas em um local conveniente, economizando tempo e dinheiro – dois recursos preciosos no setor público.

Saber o que você precisa de um sistema de software pode economizar horas de pesquisa

Antes de digitar a frase “software do departamento jurídico” em um mecanismo de pesquisa, perceba que existem centenas de sistemas no mercado hoje.

O volume pode parecer impressionante, mas você poderá eliminar vários deles se souber do que precisa no seu software. Muitos pacotes de software jurídicos foram projetados para uma área de prática específica, portanto, não há necessidade de considerar sistemas que foram projetados para áreas que seu departamento não controla.

Depois de eliminar os sistemas que estão fora do escopo do seu departamento, você pode começar a estudar cada sistema com mais detalhes. Além de considerar a aparência e a usabilidade de cada sistema, você vai querer explorar os recursos disponíveis com mais detalhes para encontrar o software certo para o seu departamento jurídico.

Existem vários recursos que são especialmente importantes para considerar ao selecionar um sistema

Seu departamento jurídico provavelmente terá necessidades específicas, mas há vários recursos essenciais para cada departamento. Especificamente, o sistema selecionado deve oferecer escalabilidade, confiabilidade e monitoramento processuais.

Confiabilidade e Escalabilidade – Você precisa de um sistema que não trave quando colocar mais demandas nele (confiável) e que seja capaz de crescer com o seu departamento (escalonável). A melhor maneira de descobrir se um sistema oferece confiabilidade e escalabilidade é fazer algumas perguntas.

Pergunte a cada fornecedor sobre seus requisitos de estação de trabalho e servidor. Se o sistema exigir uma estação de trabalho grande ou um servidor dedicado, isso pode significar problemas futuros com compatibilidade e suporte – algo que você deve evitar.

A dica é: opte por sistemas baseados em nuvem.

Mas o que é armazenamento em nuvem? Na verdade, não há nada de complicado em seu funcionamento, tudo é muito simples, fácil e prático.

Esse tipo de facilidade funcionada da seguinte maneira: seria como uma espécie de computador virtual que utiliza a capacidade de armazenamento e memória de servidores interligados por meio da internet.

Para garantir a segurança dos seus arquivos, a maioria das empresas que oferecem esses serviços guardam os seus dados em duplicidade, isto é: os arquivos são salvos mais de uma vez e, muitas vezes, em servidores diferentes.

Assim, se um deles não estiver funcionando, ele automaticamente achará o arquivo para você no outro servidor, sem que você nem note isso.

Quando você se conecta ao seu software jurídico é possível executar todas as tarefas rotineiras do departamento jurídico , mesmo não estando nele.

Tudo pode ser feito por meio do smartphone ou tablet. Isso te garante a mobilidade.

O software para o departamento jurídico precisa de monitoramento processual automatizado

Como essa ferramenta funciona?

Após o cadastro de seus processos jurídicos que você deseja acompanhar nos tribunais, as atualizações passarão a ser constantes e sempre que houver alguma movimentação do processo.

Na prática

Após o cadastro dos processos para o acompanhamento, o departamento não precisa mais acessar página por página dos tribunais, incluir seus dados (usuário e senha) e preencher os captchas – letras e números distorcidos que devem ser digitados para confirmar a consulta –  para visualizar o andamento do processo.

Tudo isso passa a ser feito de maneira automática

Todas as informações acerca da movimentação processuais podem ser acessadas a qualquer momento e por qualquer membro da equipe do departamento jurídico com autorização.

Para isso basta ter um dispositivo conectado à internet.

Benefícios

Monitorar processos de maneira automatizada representa ganho de tempo, controle sobre seus processos e um diferencial estratégico.

Dessa forma toda a informação é atualizada e gera notificações.

Automatize o controle de tarefas

Contar com uma agenda inteligente que lhe permita reunir informações sobre todos os seus compromissos, gerando alertas, notificações e relatórios é fundamental.

Esse item deve ter relevância na sua busca pelo melhor software jurídico.

Esteja sempre no controle de suas tarefas, mas utilize a agenda inteligente de seu software jurídico para automatizar sua organização com os compromissos.

Ao saber o que você precisa e fazer as perguntas certas, você pode encontrar um sistema de software do departamento jurídico que o ajudará a operar um departamento jurídico do setor público mais organizado e eficiente.

Você também deve solicitar referências de clientes com departamentos jurídicos que sejam similares em tamanho e escopo. Se um fornecedor lhe disser que não pode lhe fornecer referências, você deve dizer a eles que não pode dar a eles o seu negócio.

Leia Também:

Controle de processos judiciais: 4 tendências para organização

Aumente a produtividade com software de gestão jurídica

O impacto da Inteligência Artificial na advocacia

Gostou? Compartilhe conosco a sua experiência, deixe seus comentários e dicas.  Envie a sua sugestão. Deixe seu e-mail para ter acesso a conteúdo exclusivo.

0 I like it
0 I don't like it

Temos mais de quatro décadas de história e o foco de nosso trabalho continua sendo oferecer soluções que signifique segurança, confiança e comodidade para prática da advocacia. Transforme suas informações em resultados com a Aviso Urgente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *