A área jurídica é intimidadora quando se fala em concorrência, mas seguindo alguns passos o advogado pode garantir o sucesso do escritório de advocacia.
Em 2006 haviam 18 mil escritórios com mais de 100 advogados. Em nove anos esse número saltou para 59 mil escritórios com mais de uma centena de advogados, segundo a revista Análise Advocacia 500.
O levantamento é uma demonstração de como o exercício da advocacia se desenvolveu nos últimos anos. A modernização e profissionalização dos escritórios aumenta a cada dia.
Percebe-se que empresas de grande porte e megacorporações passaram a ter novas exigências em relação ao trabalho desenvolvido pelos escritórios de advocacia e só se destaca e cresce os que estão preparados.
A qualidade do serviço prestado pelas bancas também recebeu um novo patamar e cada vez mais recebe novas exigências dos contratantes.
A pergunta primordial para esse tema é: como se destacar no mercado jurídico atual?
Com tamanha concorrência, novas exigências de mercado e demandas de novas formas de negócios, é preciso estar aberto para novos pensamentos.
Nesse blogpost vamos apontar alguns caminhos para que o seu escritório não apenas mantenha o sucesso, mas também seja destaque entre os concorrentes e se desponde na preferência dos clientes.
Controle de qualidade no escritório de advocacia
A busca pelo destaque no meio jurídico é uma tarefa incessante e presente na rotina de todas as bancas. Há muitos caminhos para isso, e a soma de algumas ações é o que permite alcançar esse objetivo.
Um dos caminhos mais assertivos para fazer do escritório de advocacia um destaque no meio em que atua é a qualidade no serviço ofertado ao cliente.
Por meio de bons serviços prestados, com elevado controle de qualidade, compromisso entre os parceiros e excelente comunicação, seu escritório amplia o renome e destaca-se no mercado.
Dentro desse controle de qualidade é preciso que a banca esteja sempre atenta à alguns requisitos essenciais para um serviço com padrão máximo de qualidade.
Veja:
- Boa organização;
- Objetivos e metas conscientes;
- Atuação estratégica;
- Ótimo relacionamento com os clientes;
- Intenso feed back;
- Boa comunicação;
- Compartilhamento e uso do conhecimento adquirido;
- Uso da tecnologia.
Ao prestar um serviço de excelência que corresponda às expectativas de seus clientes mais exigentes, seu escritório de advocacia acaba por estabelecer um marco de distinção no mercado.
Proximidade e transparência com cliente
A banca que conhece bem seus clientes e suas atividades consegue ofertar um serviço com maior qualidade, além de estabelecer uma relação de proximidade.
Essa relação atenciosa com seus clientes é uma característica muito valorizada e que vai tonar o seu escritório um destaque em meio a tantos outros.
Isso porque faz parte do trabalho de fidelização e também de ampliar o renome conquistado pela banca.
É bom que o advogado conheça seu cliente, suas necessidades e seu negócio específico, compreenda a razão de seus anseios e lhe dê a atenção desejada.
Uma boa dica é colocar-se à inteira disposição cliente, inclusive para eventuais contrapropostas. Lembre-se que é através dessa atenção que seu serviço pode se diferenciar.
Outra dica interessante é: quando se deparar com algo especialmente interessante para algum cliente, envie a informação e dê atenção e respaldo. A melhor publicidade/atenção é a direcionada.
Transparência
A transparência com o cliente sobre os processos que seu escritório defende é um diferencial também. Nesse quesito a utilização de um software jurídico é de grande importância.
De maneira prática, a utilização de um software jurídico permite automatizar o acompanhamento de processos nos Tribunais.
Assim o advogado passa não só visualizar todo o histórico de tramitação do processo, como também encaminhar esse “extrato” para o cliente, via e-mail ou impresso.
Essa forma automática de acompanhamento processual garante vantagem competitiva e mantém o advogado ágil frente aos principais acontecimentos de seus clientes, ajudando inclusive a mantê-lo informado.
Outro fator que lhe garante a transparência para com seu cliente é ter em seu computador, smartphone ou tablet um sistema que lhe permita o acompanhamento processual de forma automática.
Assim, independentemente de onde esteja, sempre conseguirá atualizar e repassar a resposta que seu cliente busca sobre o processo que seu escritório defende.
Gestão moderna no escritório de advocacia
Apesar de haver muita resistência por alguns advogados, é preciso que a gestão de seu escritório seja vista como a de uma empresa.
Seu escritório possuí recursos humanos, financeiros, marketing, planos de curto, médio e longo prazos.
Tenha muito claro os seus objetivos e procure entender os de seu escritório. Você só pode alcançar um objetivo se estiver preparado, daí a importância do planejamento.
Mais uma vez vale ressaltar o uso da tecnologia presente em softwares jurídicos é a melhor dica para gerir o escritório de maneira planejada, assertiva e moderna.
Quando o escritório conta com relatórios gerenciais bem elaborados torna-se mais viável que atue de forma estratégica.
Por meio desses relatórios é possível identificar causas de problemas, planejar e constituir ações em prol das mudanças, analisar indicadores e transformá-los e resultados em favor do escritório.
Utilizando-se de um software de gestão seu escritório estará apto para implementar ações de que representem a evolução dos procedimentos operacionais, mitigando custos, participando dos planejamentos estratégicos, analisando e mensurando os riscos.
Inove na gestão do escritório de advocacia
Um levantamento realizado pela consultoria McKinsey (Innovation and Commercialization) indicou que as empresas que formalizam as prioridades de inovação e uma estratégia bem resolvida têm resultados significativamente elevados do que aqueles que não o fazem.
O avanço tecnológico tem oportunizado escritórios a melhoria em seus processos de gestão e principalmente na sua participação no mercado no que tange tomada de decisões estratégicas.
A gestão de escritórios de advocacia pode contar com um grande aliado: software jurídico.
O uso de sistemas desenvolvidos exclusivamente para a rotina do advogado pode lhe trazer melhorias nos resultados de seu escritório de advocacia.
O resultado alcançado por meio de funções automatizadas que seu software jurídico lhe garante, como acompanhamento de publicações e monitoramento processual representa economia de tempo e recursos, além de estarem ligadas diretamente a ações estratégicas.
Mais ágil
A gestão de escritório de advocacia ganha novo ritmo quando seu gestor adota um software jurídico.
Esse benefício é promovido ao você eliminar tarefas manuais tal como averiguação de processos, geração de relatórios e busca de contatos.
Esse aspecto torna sua rotina mais produtiva e rentável.
Organização
Contar com ferramentas de um software jurídico te permite fazer uma gestão de escritório de advocacia mais organizada.
Na prática o sistema adotado por seu escritório vai lhe permitir o gerenciamento adequado de prazos, distribuição de tarefas e integração das informações de seus processos.
Destaque-se com marketing jurídico
Mesmo diante das restrições no uso de publicidade para divulgação dos serviços jurídicos impostas pelo Código de Ética e Disciplina dos advogados, muitos escritórios estão conseguindo alcançar resultados surpreendentes com o marketing jurídico.
Ele é considerado a alternativa ideal para construir e fortalecer a marca da banca no meio digital, sem ferir o código da OAB.
O marketing tem que fazer parte do planejamento no seu escritório. Se você optou por focar no marketing digital, comece por um site. Nele você irá dispor suas experiências, sua formação e outros conteúdos relevantes para o seu público.
Comece com uma estratégia “de dentro”. Ofereça conteúdo de qualidade para os seus leitores, pois, além de se tornar referência, você irá atrair clientes e será indicado sempre que citarem sua especialidade.
O uso de redes sociais será um aliado na hora de aumentar as visitas do seu site. Isso fará com que você obtenha destaque sobre os seus concorrentes!
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