Gestão para advogados empreendedores

Gestão para advogados

Tecnologia na gestão para advogados vai além das automações de tarefas. Tenha uma nova dinâmica para empreender na advocacia

O estilo de cada escritório é baseado na personalidade de seus profissionais.

As faculdades de Direito não fornecem em sua grade curricular disciplinas que, de fato, apoiem os alunos no aprendizado e na prática da gestão profissional. Na hora de enfrentar o mercado de trabalho ou montar o seu próprio escritório faltam conhecimentos sobre gestão para advogados que querem empreender.

Um olhar desatento pode levar a crer que a prática da gestão para advogados é um tema simples, mas sabemos que no dia a dia do profissional esse é um ponto desafiador.

A frente de um escritório o advogado deve ser, ao mesmo tempo, técnico, gerente e, principalmente, empreendedor, com competência nas três áreas.

Gestão para advogados-multiQuando falamos em gestão para advogados que desejam empreender, não podemos deixar de fora nenhum dos atributos citados (técnico, gerente e empreendedor). São habilidades imprescindíveis para construção do sucesso de um escritório.

O técnico produz os conhecimentos necessários para atender às demandas de seus clientes, o gerente administra a entrega destas demandas nos prazos determinados com um padrão de qualidade adequado, e o empreendedor se incumbe de produzir inovações contínuas para prestar serviços cada vez melhores, buscando identificar e oferecer novos serviços baseados em necessidades não satisfeitas.

Contar com todas essas habilidades, simultaneamente, pode ser um dilema. Em meio a tantas tarefas exigidas na gestão para advogados, como ser eficaz com as três competências, ou conseguir unir dois ou mais sócios com as habilidades complementares?

Não se desespere. Esse é um dilema superável. Habilidades empreendedoras e técnicas de gestão para advogados também fazem parte do processo de sua formação prática.

Nesse post vamos falar um pouco sobre as competências na gestão para advogados e alguns pontos práticos que podem ser aplicados no dia a dia do profissional e que com certeza vão contribuir para seu sucesso a frente de seu escritório.


Seja estrategista na gestão para advogados

Por vezes muitos advogados se esquecem de que o escritório de advocacia, muito além das suas funções específicas, também é um empreendimento. Na gestão para advogados o objetivo é o sucesso e geração de lucros.

Para empreender na advocacia são necessárias estratégias para o controle financeiro, gestão de pessoas, atendimento de qualidade ao cliente e manutenção do branding (gerenciamento de sua marca).

Na correria para executar suas atividades rotineiras muitos profissionais não se dão conta de que uma eficiente gestão empresarial também é necessária nos escritórios de advocacia. Na gestão para advogados é preciso aprender a identificar oportunidades e alavancar mudanças.


Organização é primordial na gestão para advogados

Organização é fundamental para qualquer formato de gestão que você deseja implantar em seu escritório. Pode parecer algo trivial, mas é determinante. Aprenda a ser organizado e leve isso a sério. Muito sério!

Ter organização na gestão para advogados corresponde a sua capacidade de transmitir uma imagem determinante do seu negócio. E os resultados de sua organização serão colhidos em curto espaço de tempo.

Sua profissão não te permite ser incoerente. Sua rotina também não pode ser. Na gestão para advogados é preciso oferecer um serviço de excelência. Desorganização, por exemplo, nos documentos no escritório, vai mostrar o contrário.

Nesse ponto vale ressaltar a importância de um software jurídico como aliado. Sistemas desenvolvidos especificamente para rotina do escritório te ajudam com a organização.

Outro ponto forte que um software jurídico traz para sua gestão é a padronização de informações. Esse fator vai ao encontro da sua organização e seu sucesso. Quando você padroniza informações torna fácil o acesso e as consultas. Também te permite analisar processos e melhorá-los. Essa é uma ótima dica para ter melhora a gestão para advogados. Vamos falar mais sobre isso logo adiante.


Software: melhor aliado na gestão para advogados 

Advogado empreendedor, tenha na tecnologia uma aliada para sua gestão. Um software de gestão, por exemplo, ajuda a manter todas as movimentações do escritório em dia e devidamente registradas.

Exemplo é que um único software de gestão te poupa tempo e dinheiro ao permitir a integração de dados. De maneira mais clara, isso significa facilidade no acompanhamento de seus processos sem a necessidade acessar um por um dentro do site dos tribunais, significa receber suas publicações de diários oficiais de maneira ágil e praticidade no acesso a informações.

Saiba também que ao usar um software de gestão você também promove, de forma organizada, a partilha de informações entre seus sócios e colaboradores.


Conheça seus clientes e faça gestão voltada para seu público

Outro aspecto necessário para o sucesso de qualquer empreendimento, e não seria diferente com seu escritório de advocacia, é conhecer bem seu público e executar ações focadas em suas necessidades.

Tenha uma definição exata do tipo de cliente que deseja atingir com seus serviços.  Definindo a clientela a ser alcançada você terá recursos para várias outras decisões importantes para o sucesso do seu escritório.

Na competência de sua gestão para advogados é importante ter bem definido seu público-alvo. A partir dessa informação você conseguirá estabelecer onde será a melhor localização para seu escritório, a forma de atendimento, o código de vestimenta e até mesmo a seleção da mobília para o ambiente. Não subestime esses aspectos, eles contam preciosos pontos para seu sucesso como advogado, gestor e empreendedor.


Seja criterioso para montar sua equipe

É preciso estar atento no momento de montar a sua equipe de trabalho no escritório. A gestão para advogados também compreende seleção e contratação de colaboradores, então tenha em mente como é importante respeitar alguns critérios essenciais para montar uma boa equipe.

Ao contratar advogados ou estagiários, sempre busque nos candidatos alinhamento com a missão, os valores, a proposta e a cultura do escritório e da sua proposta de gestão. Contar com essas características em cada novo colaborador é de fato tão importante quanto o conhecimento técnico na área.

Faça sua avaliação criteriosa antes de contratar para não comprometer a qualidade do serviço e a imagem da sua sociedade de advogados.


Uma boa gestão é feita de bons fluxos de trabalho

Estabeleça fluxo de trabalho. Organize sua agenda e a forma como todo o trabalho é executado dentro do escritório.  Uma boa dica é determinar em qual momento será feita a gestão e em qual momento ocorrerão os atendimentos, por exemplo.

E preciso tomar mais cuidado, já que os atendimentos e atuações normalmente são diferentes entre si, o que exige uma preparação prévia e uma organização adequada na agenda.

Distribua tarefas, delegue e tenha todas as informações de fluxo de trabalho sempre à mão. Saiba onde e quem está executando cada tarefa. Tenha uma visão geral de todos os processos dentro do escritório.


Contabilidade na Gestão para advogados

Se você se dispõe a empreender e a fazer uma boa gestão para advogados saiba que não se pode deixar de fora o gerenciamento da área contábil. A mesma organização que você deve ter com os processos e documentos de seus clientes é preciso ter na gestão contábil.

Controle as contas a pagar e a receber, assim como o registro de todas as movimentações financeiras, as despesas, as cobranças tributárias e todos os outros aspectos relacionados às finanças do seu escritório de advocacia. Esse é um fator primordial para o sucesso de sua gestão para advogados.

As dicas acima são um ponto de partida para incrementar a gestão para advogados e melhorar a qualidade do serviço a seus clientes. Não perca mais tempo e coloque-as em prática!

Leia mais:

Marketing Jurídico e o Código de Ética da OAB: uma combinação possível?

Melhor software jurídico: tudo que você precisa saber

Justiça brasileira acumula 79,7 milhões de processos

Gostou? Compartilhe conosco a sua experiência, deixe seus comentários e dicas.  Envie a sua sugestão. Deixe seu e-mail para ter acesso a conteúdo exclusivo.

0 I like it
0 I don't like it

Aviso Urgente

Aviso Urgente

Temos mais de quatro décadas de história e o foco de nosso trabalho continua sendo oferecer soluções que signifique segurança, confiança e comodidade para prática da advocacia. Transforme suas informações em resultados com a Aviso Urgente.

Deixe seu comentário

Um comentário

Deixe o seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *