Empreendedorismo para advogados modernos

concorrencia-concorrente-diferencial-5-lucro

Advogado empreendedor busca oportunidade, têm iniciativas, corre riscos calculados, planeja e monitora sistematicamente a rotina de seu escritório

Quando se fala em gestão de escritório de advogado saiba que as oportunidades não surgem. É você que as cria. 

A prática da advocacia no Brasil foi obrigada a se modernizar e se diferenciar. Em parte isso foi provocado pela quantidade de profissionais que são formados todos os anos. Para se ter um diferencial e atrair clientes o advogado buscou novos caminhos, novas estratégias e se orientou de forma empreendedora.

A motivação do advogado empreendedor é a mesma que anima empreendedores de outros ramos de atividade. No entanto, há o diferencial que o empreendedorismo jurídico não pode ser encarado como uma atividade empresarial, conforme a própria legislação define. Também sabemos que o profissional não quer mercantilizar os seus serviços.

Mas isso não impede que no escritório adote uma visão empreendedora e estratégica. Isso pode ser executado, por exemplo, no momento de definir a política de relacionamento com os clientes, na gestão dos processos e na definição das oportunidades de mercado de cada tese jurídica defendida, além de vários outros fatores críticos de qualquer tipo de negócio.

O advogado empreendedor precisa ter em mente que a forma de gerir negócios se adaptou ao avanço dos meios tecnológicos. A inovação nos escritórios influencia as mudanças de quem deseja crescer no mercado de trabalho.

Pensar de forma estratégica é um diferencial do advogado que se adaptou ao mercado e que tem visão de futuro. Esse profissional sabe quando e como investir para melhorar e quais as ferramentas podem ou não ser úteis no árduo caminho que leva ao sucesso. Além disso, estar sempre atualizado e saber exatamente como o seu escritório está sendo gerido ajuda na conquista de melhores resultados e se destacar no mundo dos negócios.

Empreender no mundo do direito é saber usar ferramentas que lhe permitam automatizar rotinas, otimizar seu tempo e ter garantias de que seus prazos serão sempre cumpridos. Assim o profissional poderá ter foco no seu trabalho operacional, atendendo clientes e estudando a legislação, sem abandonar a administração e o planejamento do seu escritório, parte fundamental para a sobrevivência de seu negócio.


Retorno 

Nos negócios, dinheiro é uma consequência. Os verdadeiros empreendedores estão focados em gerar valor para seus clientes, em transformar as suas vidas, em resolver os seus piores problemas.

Gerar valor e obter sucesso não é a mesma coisa que ter uma excelente ideia e ficar rico com ela. Isso não existe no mundo dos negócios. Gerar valor não é ter uma boa ideia para você, mas para o seu cliente. Sucesso não é ficar rico, mas se realizar naquilo que você faz.

O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, que consegue tirar as ideias do papel, que inova com um produto ou serviço que tem o objetivo de dar valor e levar benefícios às pessoas.

Nunca esqueça o porquê de um advogado existir: ajudar os clientes a resolver os problemas que eles têm. E, claro, advogados que focam sua atividade em seus clientes visando entregar um serviço jurídico de mais qualidade e transformar a vida das pessoas são grandes empreendedores, e logo terão o seu retorno financeiro e o sucesso na carreira jurídica.


Principais erros:

  • Não desenham processos e fluxos de trabalho.
  • Precificam mal seus honorários.
  • Fazem uso inadequado da tecnologia da informação.
  • Não traçam estratégias ou planos de ação.
  • Não monitoram ações nem avaliam resultados.

A Aviso Urgente pode te ajudar a ser um empreendedor jurídico de sucesso. Veja:

Acompanhamento de publicações

O serviço de Clipping Jurídico é indispensável ao advogado e se tornou obrigatório ao profissional que preza pela qualidade e não se expõe a riscos desnecessários, como perda de prazo processual ou desinformação.

O advogado empreendedor que investe em um sistema eficiente e confiável de acompanhamento de processos, deixa de correr riscos com a perda prazos legais e ainda ganha tempo, já que passará a receber apenas as publicações de seu interesse, de forma organizada e atualizada.

Organização

Um escritório de advocacia precisa ser bem gerido, principalmente quando se fala em organização de contatos, tarefas, compromissos, audiências, informações processuais, documentos e finanças. E para auxiliar nessa tarefa a Aviso Urgente tem a ferramenta condizendo para a sua necessidade.

Ter uma ferramenta que significa uma solução definitiva para organização da rotina do escritório é essencial para o advogado empreendedor. Assim ele pode manter seu escritório organizado e seguir crescendo. E o que pode ser a ainda melhor para os advogados empreendedores é que todos os sistemas oferecidos pela Aviso Urgente são disponibilizados gratuitamente para um período de testes. Assim você poderá conhecer a ferramenta sem nenhum custo e a implantação do sistema virá com a certeza de que está fazendo um bom investimento.

software-jurídico-perder-prazos

Empreendedorismo não é ciência, nem arte, é prática!

Pontos importantes para ser um advogado empreendedor:

  • Entender que dinheiro é fator crítico
  • Ser honesto e íntegro o tempo todo
  • Ser um aprendiz sempre
  • Trabalhar pelo sucesso dos outros
  • Saber liderar
  • Manter o foco
  • Estar constantemente atualizado

Leia também:

Portal Aviso Urgente traz inovação para gestão de escritórios de advocacia

Sociedade e Justiça: o futuro lhes chama

software-jurídico-advogado-moderno

Gostou? Compartilhe conosco a sua experiência, deixe seus comentários e dicas.  Envie a sua sugestão. Deixe seu e-mail para ter acesso a conteúdo exclusivo.

0 I like it
0 I don't like it

Temos mais de quatro décadas de história e o foco de nosso trabalho continua sendo oferecer soluções que signifique segurança, confiança e comodidade para prática da advocacia. Transforme suas informações em resultados com a Aviso Urgente.

2 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *