Como pequenos escritórios estão usando a tecnologia jurídica

tecnologia jurídica

Os advogados de pequenos escritórios ou aqueles que trabalham de forma autônoma geralmente acham difícil competir com organizações jurídicas maiores em termos de recursos e custos. Mas graças à crescente acessibilidade da tecnologia jurídica, a concorrência pode ser nivelada.

A tecnologia jurídica, principalmente no se diz respeito a softwares jurídicos, estão ajudando advogados e escritórios de advocacia a ampliar seu carteira de clientes e a assumirem posição de destaque mais do que nunca.

Além disso, a tecnologia jurídica está ajudando os escritórios menores a reduzir seus custos – permitindo que elas concorram com empresas maiores e mais estabelecidas em serviços e preços.

Em resumo, a tecnologia jurídica atual permite construir uma base de clientes e desenvolver uma reputação dentro do universo legal de forma mais fácil e barata do que nunca.

As enormes vantagens associadas ao uso de tecnologia jurídica em escritórios de advocacia são claras. E de acordo com algumas estatísticas, os pequenos escritórios de advocacia, e até mesmo aqueles advogados que trabalham de forma autônoma estão adotando os mais recentes desenvolvimentos softwares para melhorar a eficiência, a lucratividade e a satisfação do cliente.

Os resultados da Pesquisa de compra de tecnologia ILTA / InsideLegal demonstram  claramente o quão importante é o uso de tecnologia jurídica para os advogados.

A pesquisa feita nos Estados Unidos inclui dados de escritórios de advocacia de todos os portes e reputações, mas as respostas de advogados autônomos e pequenos escritórios foram particularmente interessantes.

Quando foram perguntados sobre seus gastos com tecnologia, 39% dos entrevistados disseram que planejavam aumentá-lo. E no topo da maioria das listas de compras estavam as soluções de computação em nuvem.

A computação em nuvem beneficia escritórios de advocacia de várias maneiras

A maioria dos escritórios de advocacia já fez melhorias significativas em sua infraestrutura de tecnologia jurídica durante a última década. Mas uma área de tecnologia de negócios que ainda está crescendo a um ritmo espantoso é a computação em nuvem, e há vários motivos para isso:

Custos reduzidos

Enquanto escritórios maiores tendem a adotar a abordagem relativamente cautelosa de implementar sistemas baseados em nuvem, um número crescente de novas e pequenas empresas estão baseando toda a sua operação na nuvem.

Mas por que eles estão fazendo isso? Os escritórios vêem uma grande oportunidade de aproveitar as tecnologias emergentes, como análise, inteligência artificial, soluções móveis e automação.

De acordo com a Pesquisa de compra de tecnologia da ILTA / InsideLegal, 62% dos escritórios disseram que mudaram para a nuvem devido à versatilidade e mobilidade oferecidas.

Pouco mais da metade dos entrevistados disse que fez a troca por causa da flexibilidade que oferece, enquanto cerca de um terço disse que as eficiências envolvidas estavam por trás da decisão.

Em um mercado cada vez mais competitivo e concorrido, a concorrência com escritórios de advocacia grandes e estabelecidos está se tornando cada vez mais difícil.

Ao migrar para serviços baseados em nuvem, como o Portal Aviso Urgente, os advogados autônomos e os pequenos escritórios podem aumentar sua base de clientes sem aumentar sua base de custos.

As eficiências e vantagens operacionais proporcionadas pelas soluções baseadas na nuvem podem ser alcançadas sem os gastos significativos que os sistemas físicos de TI exigem. Portanto, é fácil entender por que 61% dos advogados de pequenos escritórios indicaram que mais da metade dos serviços da empresa seriam baseados na nuvem dentro de três anos.

Armazenamento apropriado

A globalização e a necessidade de trabalho flexível são agora parte integrante do mundo moderno.

Ao disponibilizar arquivos, documentos e dados para todos que precisam, os escritórios de advocacia podem operar em qualquer lugar do mundo com uma conexão confiável à Internet.

Dados armazenados centralmente em formatos de arquivo acessíveis facilitam o trabalho remoto e a colaboração remota. Isso ficou evidente nos resultados da pesquisa, que revelaram que 34% dos participantes haviam comprado o armazenamento em nuvem no último ano. E 25% disseram que investiriam em armazenamento em nuvem durante os próximos 12 meses – ante 16% no ano passado.

Tecnologia Jurídica nos softwares

Softwares jurídicos como o Portal Aviso Urgente está ajudando os escritórios de advocacia a otimizar suas operações, reduzir custos e oferecer um serviço mais completo aos seus clientes.

E de acordo com a pesquisa feita pela ILTA / InsideLegal, o uso de sistemas desenvolvidos especificamente para advogados está em ascensão. 12% dos entrevistados revelaram que suas empresas compraram um sistema de software de gerenciamento de casos nos últimos 12 meses. Além disso, 10% afirmaram que seu escritório de advocacia fará esse investimento ao longo do próximo ano – em comparação com apenas 8% no ano anterior.

Recursos de segurança automatizados

Escritórios de advocacia pequenos e advogados autônomos simplesmente não têm recursos para contratar funcionários de TI assalariados em tempo integral.

Portanto, questões como segurança e atualizações do sistema precisam ser planejadas com muito cuidado. As atualizações de segurança automatizadas e a proteção contra vírus oferecidas por softwares jurídicos para escritórios de advocacia é crucial do gerenciamento efetivo de seu escritório.

A pesquisa da ILTA / InsideLegal demonstra o quão importante isso é para os escritórios de advocacia, uma vez que revelou que 45% de todas as compras durante o ano passado foram relacionadas ao software antivírus e antispam.

Tenha um escritório de advocacia mais eficiente com Portal Aviso Urgente

O Portal Aviso Urgente é um conjunto de ferramentas baseadas na nuvem projetado para ajudar os escritórios de advocacia a otimizar suas operações, aumentar seus lucros e melhorar a satisfação do cliente.

De qualquer lugar do mundo, os advogados podem acessa o seu sistema de gestão de forma segura e fácil de usar. O software jurídico conta com ferramenta de Acompanhamento de Publicações, Monitoramento Processual, Acervo de Jurisprudência e Agenda Inteligente.

Faça o teste gratuito da ferramenta por 15 dias e conheça todo o potencial de que a tecnologia jurídica pode oferecer para o seu escritório de advocacia.

Veja também:

O impacto da Inteligência Artificial na advocacia

Software para advogados que tem os olhos no futuro

Software jurídico: solução inteligente para gestão de escritórios

Gostou? Compartilhe conosco a sua experiência, deixe seus comentários e dicas.  Envie a sua sugestão. Deixe seu e-mail para ter acesso a conteúdo exclusivo.

0 I like it
0 I don't like it

Aviso Urgente

Aviso Urgente

Temos mais de quatro décadas de história e o foco de nosso trabalho continua sendo oferecer soluções que signifique segurança, confiança e comodidade para prática da advocacia. Transforme suas informações em resultados com a Aviso Urgente.

Deixe seu comentário

3 Comentários

Deixe o seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *