Como conquistar uma vida profissional de sucesso sem deixar de lado sua vida pessoal? Métodos de gestão para advogados podem ser a resposta.
Quando o advogado é dono de um pequeno escritório é mais fácil acompanhar e priorizar seus casos, assim como é mais simples manter a comunicação com seus clientes.
No entanto, à medida que o escritório cresce, a resposta típica é simplesmente: “Tenho mais trabalho a fazer, então tenho que trabalhar mais”.
Infelizmente, o advogado normalmente não tem habilidades gerenciais, nem um plano de crescimento, exceto para “trabalhar mais e mais”.
Logo, noites e finais de semana dedicados ao trabalho se tornam uma rotina, junto com o acordar à noite se preocupando com o que não foi feito e recebendo ligações de clientes em horários que deveriam ser dedicados a família ou diversão. É disso que se precisa para ter sucesso na carreira?
Jovens advogados com muita energia e uma mentalidade de “sacrificar-se agora para ter sucesso mais tarde” trabalham longas horas, tentam manter esse número cada vez maior de processos em mente e em suas mesas.
Com o tempo, a energia e a disposição que tinha aos 30 anos, reduz. Mas as horas de trabalho continua em expansão, e a cada ano fica mais difícil manter o ritmo sem comprometer totalmente a vida pessoal.
Ser advogado é lidar constantemente com a pressão
A idéia de trabalhar até altas horas sem se preocupar com o descanso é algo pressuposto para sucesso na carreira de advogado?
Na maioria dos escritórios os associados trabalham por um período prolongado e isso é quase que como um teste. Pois muitos, logo, vão abrir o seu próprio escritório, o que vai resultar em ainda mais pressão, já que terá que lutar para gerenciar e alcançar o destaque que o escritório merece.
Em todos esses exemplos os profissionais vêem suas horas de trabalho se expandir e tomar espaços de sua vida pessoal. O pensamento que domina muitos desses advogados é que ele precisa continuar trabalhando mais duro à medida que o escritório cresce, porque precisa ter melhores rendimentos e, o nome que está no cartão do escritório é o dele e é preciso garantir o seu prestígio.
O caminho para alcançar um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal começa com a recusa da frase: “é assim que sempre fizemos”.
E começa com uma pergunta clara: “De que forma trabalhar para ter uma rotina diferente para que se possa ter as noites e fins de semana livres de novo?”
Sinais de que você não está conseguindo conciliar vida profissional com vida pessoal
- A dificuldade em se estabelecer um limite entre até onde vai o trabalho e em que ponto começa a vida pessoal pode trazer grandes prejuízos a carreira.
- você está fazendo muitas horas extras por semana;
- passa poucas horas do dia com a sua família;
- vive estressado e exausto;
- você acha que tudo vai “desandar” no escritório se você não estiver presente;
- você faz tudo sozinho;
- você só consegue falar de trabalho;
- você não consegue “se desligar da tomada” e está sempre pensando em trabalho;
- acha estranho tirar uma folga ou um tempo para relaxar;
- não consegue viver o presente — só pensa em coisas passadas ou em objetivos que pretende atingir no futuro;
- você falta a compromissos sociais e familiares com frequência.
Gestão para advogados: seis passos para uma vida bem sucedida e equilibrada
Profissionais bem-sucedidos aprendem novas maneiras de gerir suas empresas. A gestão para advogados precisa ser focada em continuar construindo seu prestígio profissional enquanto dão atenção para os compromissos pessoais.
Veja os passos:
- Adquira melhores habilidades de gerenciamento.
- Implemente melhores tecnologia.
- Crie e instale melhores sistemas e procedimentos.
- Desenvolva equipes melhores e delegue mais trabalho.
- Construa um melhor foco de mercado.
- Entregue melhores serviços jurídicos.
Gestão para advogados permite balancear responsabilidade e atividades prazerosas
A atual competitividade no mercado jurídico exige que os gestores sejam cada vez mais dedicados, produtivos e proativos. Entretanto, é preciso balancear as responsabilidades profissionais com a necessidade de se dedicar a tarefas prazerosas.
Uma dica importante é saber que conciliar vida profissional com vida pessoal. Pare de imaginar que você faz parte de duas dimensões separadas.
Em outras palavras, qualquer escolha que fizer trará impactos de um ou de outro lado, por isso, você deve tomar decisões e ordenar prioridades levando em consideração o que é mais importante no momento.
Retire o sentido de urgência de tudo o que faz. Sabe aquela reunião inadiável com um cliente? Será que é tão inadiável a ponto de fazer você perder a apresentação do dia dos pais do seu filho na escola?
Saiba que a desorganização é o gatilho para que as coisas deem errado no seu dia a dia. Quando você não estipula prioridades, procrastina uma tarefa urgente ou marca mais compromissos do que dá conta, acaba jogando uma demanda para frente e usando seu tempo livre para trabalhar.
O perfeccionismo saudável fará com que você trabalhe com esforço e dedicação para atingir os melhores resultados. No entanto, quando a busca incessante pela perfeição ultrapassa certos limites, ela pode esconder alguns sentimentos prejudiciais, como a rejeição ao fracasso e a ideia de que nada que você faça é bom o bastante.
Além disso, como os perfeccionistas exigem altíssimo padrão em tudo o que fazem, acabam por postergar suas tarefas e desempenhá-las de forma ineficiente. Assim, sempre acumulam trabalho e não se permitem relaxar — esse ciclo vicioso poderá fazer com que tenha a sensação de que nada que você faça esteja rendendo.
Delegue tarefas
Quando o advogado gestor está muito empenhado em algum projeto, a tendência é que queira “abraçar o mundo com as mãos”. No entanto, esse é um erro fatal, que além de impedir resultados mais promissores, sobrecarrega o gerente com funções triviais, que poderiam ser realizadas por outros colaboradores.
Entre tantas atividades desenvolvidas em sua rotina diária, a delegação é uma das mais importantes porque permite que ele trabalhe menos, mas de forma mais eficiente e focada naquilo que realmente importa: pontos estratégicos de sua função.
Assim, delegar tarefas aumentará sua disponibilidade tanto para avaliar o potencial de sua equipe, como para se dedicar aos seus amigos e à sua família.
Gestão para advogados é saber deixar o trabalho no trabalho
Seria utopia pensar que é possível esquecer completamente assuntos relacionados ao trabalho quando você estiver em casa ou passeando com seus filhos — sempre surgirão preocupações ou e-mails urgentes para responder. Mas é preciso impor limites para que isso não consuma a sua energia e a sua saúde mental.
Por isso, uma dica fundamental para evitar que assuntos profissionais absorvam seus finais de semana é reservar um horário específico de sua agenda para eles. Precisa atender ligações ou responder e-mails? Então, faça isso no sábado de manhã e se permita ficar longe de seu celular o restante do dia!
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