Sistema jurídico para advogado que é empreendedor

Sistema jurídico para advogado

Saiba como um sistema jurídico para advogado pode auxiliar o profissional a conquistar uma vasta clientela, melhorar a gestão e ter sucesso na advocacia

Grandes avanços tecnológicos estão ocorrendo na agricultura, aviação, engenharia, energia, tecnologia da informação, neurociência, robótica, transporte, exploração espacial e a lista continua.

Nessa era disruptiva, não é de admirar que a profissão de advogado esteja perante seu próprio desafio de inovação sem precedentes.

Como o professor Richard Susskind coloca no livro “Tomorrow’s Lawyers” , a profissão jurídica enfrentará mais desafios nas próximas duas décadas do que nos últimos dois séculos.

Esta nova realidade exige que os advogados atuem cada vez mais como empresários, se adequando ao uso de sistemas jurídicos e afastando-se da mentalidade tradicional.

Isso não é fácil mesmo para o advogado mais conservador. A formação e a prática legal tradicionalmente se baseiam em olhar para o passado, como precedentes e jurisprudência, em vez de avançar para o futuro.

A transição de um advogado para uma mentalidade mais empreendedor é um desafio. Alguns atributos conservadores, como a aversão ao risco, confidencialidade e controle se tornam onerosos, ineficientes e por vezes destrutivos.

Tirar uma mudança mental do passado envolve pensar de forma diferente sobre os traços essenciais do advogado, em muitos casos, transformando-os em sua cabeça.

Há uma série de mudanças na mentalidade que os advogados precisam se concentrar em tudo habilitado e aprimorado pela adoção de tecnologia. Veja as dicas:

  • Concentre-se na imagem geral

Os advogados tradicionalmente se concentram em detalhes. Em particular, um dos principais objetivos dos advogados é descartar o risco.

O problema é que os advogados às vezes se tornam tão avessos ao risco de alarmar seus clientes quanto a cada menor risco.

Mas o fato é que os melhores advogados, de fato, colocam o risco em perspectiva para seus clientes, abordando as chances de esses riscos realmente se materializarem.

Ao adotar um Sistema jurídico para advogado, o profissional do direito agora pode mais do que nunca fazer esse cálculo de risco e agir como empreendedor orientado por dados, levando a imagem maior em foco.

Isso criou uma mudança na medida em que novos advogados atuam como empreendedores orientados para o valor.

Ter um sistema jurídico para advogado significa aproveitar cada vez mais grandes conjuntos de dados para analisar de forma mais eficaz os clientes que estão defendendo.

Em muitos casos a captura de dados legais ajudará a garantir que o departamento jurídico se torne a fonte mais confiável para prever os próximos passos que os demais departamentos precisam dar para alcançar o sucesso.

  • Seja otimista

A mentalidade empreendedor-advogado envolve ter que ser constantemente otimista, mesmo em face de contratempos de curto prazo.

Em contraste, os advogados que analisam os riscos o dia todo podem sofrer de tendências de ser pessimista.

Ser cautelosamente otimista sobre o futuro e encontrar maneiras de usar a tecnologia para oferecer um melhor serviço é definitivamente um sinal de um advogado inovador.

  • Colaborar

Para sobreviver, todos os empreendedores devem, por necessidade, colaborar.

No entanto, o uso da tecnologia naturalmente promove mais e mais colaboração. Isso inclui a codificação do conhecimento e processos legais, simplificando processos legais complicados e criando compartilhamento de informações mais equitativo.

Advogados inovadores realmente desfrutam desse aspecto dos processos de compartilhamento de conhecimento e descentralização. Isso tem um efeito que vai além de seus próprios negócios ou clientes.

Para tomar apenas um exemplo, os advogados que se reúnem e compartilham suas experiências sobre novas tecnologias atuam como um grande impulso para o crescimento de tecnologia jurídica mais sofisticada, ajudando as empresas que desenvolvem um sistema jurídico para advogado a receber o feedback mais envolvido para melhorar constantemente os serviços.

  • Descentralizar

Os advogados tendem a gostar do controle e da centralização. Isso significa que tendem a fazer mais coisas sozinhas em sua mesa (isso muitas vezes se manifesta como “só eu posso fazer isso”).

Advogados, muitas vezes acreditam que podem fazer uma tarefa melhor e mais rápida do que qualquer um ou qualquer outra coisa (inclusive contra tecnologia comprovada). Mas, como empreendedores, devemos, necessariamente, ceder o controle.

O ideal é encontrar as pessoas qualificadas e confiáveis para fazer que tudo ocorra bem no funcionamento do dia-a-dia de partes do negócio.

  • Desafio pressupostos

A principal característica definidas do empreendedorismo é uma característica inerente de olhar para o mundo de forma diferente e com suposições desafiadoras.

Mas, em geral, os advogados permanecem ligados à tradição, tendendo estar contra a experimentação.

Sem surpresa, o advogado empresarial curioso e questionador é o melhor cliente para qualquer empresa de tecnologia legal. Esses clientes fazem perguntas, usam dados, estão mais confortáveis ​​com a mudança e são mais propensos a se tornarem defensores comprometidos e duradouros.

  • Tenha orgulho de ser advogado empreendedor

Há muito para se orgulhar como advogado. As habilidades são exigentes em qualquer idade (como trabalhar duro, resolver problemas e encontrar detalhes que faltam em outros). Mas nesta nova era inovadora, vale a pena pensar em tecnologia que aprimore os hábitos para uma mentalidade mais empreendedora.

O padrão das tecnologias legais emergentes é um apelo ao inovador interno. Pense em como um sistema jurídico para advogado automatiza a rotina no escritório. Essas tecnologias existem para satisfazer os principais anseios da inovação. Isso pode incluir garantir uma visão mais estratégica, melhor uso de dados, mais colaboração e uma experiência de cliente mais rápida e precisa.

Com processos otimizados e adoção de tecnologia, os advogados estão encontrando uma maneira poderosa de rever a sua atividade, aproveitando as qualidades empresariais essenciais que agora moldam a profissão.

Leia Também:

Controle de processos judiciais: 4 tendências para organização

Aumente a produtividade com software de gestão jurídica

O impacto da Inteligência Artificial na advocacia

Gostou? Compartilhe conosco a sua experiência, deixe seus comentários e dicas.  Envie a sua sugestão. Deixe seu e-mail para ter acesso a conteúdo exclusivo.

0 I like it
0 I don't like it

Temos mais de quatro décadas de história e o foco de nosso trabalho continua sendo oferecer soluções que signifique segurança, confiança e comodidade para prática da advocacia. Transforme suas informações em resultados com a Aviso Urgente.

3 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *