Saiba como o marketing para advogados tem revolucionado o mercado

marketing para advogados

Quando falamos de advocacia, temos a imagem de um negócio extremamente engessado e com poucas mudanças durante os últimos anos. Entretanto, é preciso considerar como o marketing para advogados tem revolucionado o mercado.

Podemos associar essa imagem de um setor quase imóvel devido ao fato de que, por muitos anos, o Direito no Brasil se manteve extremamente fiel a tradições e que congestionam – e muito – o nosso sistema judiciário, principalmente no que diz respeito a burocracia.

Com o passar dos anos e a chegada da segunda década do século XXI, podemos identificar algumas mudanças acontecendo dentro do mundo advocatício, incluindo o crescente, ainda que lento, uso da tecnologia e a incorporação de estratégias de marketing.

A necessidade do marketing para advogados

Manter clientes dentro do modelo de advocacia padrão significa contar com a sorte e com indicações, além de alguns contatos em eventos. A busca por novos clientes pode atrapalhar bastante o andamento do negócio, cujas tarefas poderiam ser melhor desempenhadas se o advogado tivesse mais tempo para se dedicar à rotina do seu escritório.

A aplicação do Marketing para Advogados é fundamental. Hoje em dia, boa parte das pessoas está conectada à internet. Por isso, o consumidor tem acesso a informações antes desconhecidas pelo público geral. Isso tem sido decisivo para o processo de decisão de compra de produtos ou serviços.

E, para um prestador de serviços, construir a sua imagem através de canais múltiplos é uma parte importante para captar mais clientes e aprimorar os resultados.

O Marketing para Advogados respeita as normas estabelecidas pela OAB, colocando a marca do escritório de advocacia em revistas especializadas no meio jurídico, posicionando páginas relacionadas ao negócio pela internet e tornando-se um atrativo para a conquista do cliente, que acontece, cada vez mais, de forma transparente e assertiva.

É responsável também por oferecer um ponto de vista único do mercado, onde as necessidades e os desejos do cliente são levados em consideração antes da oferta de serviços acontecer. E, principalmente, funciona como base para que o escritório de advocacia compreenda que a maneira mais efetiva de atingir o cliente do jeito certo é oferecer valor, e não apenas produtos ou serviços.

Isso acontece porque existem diversos concorrentes oferecendo serviços de advocacia para os seus clientes. O que retém o público é, na verdade, o diferencial – os benefícios oferecidos!

Portanto, a unicidade do seu negócio não está no que você faz ou como é feito, mas no que o cliente percebe e o quão benéfico isso será para ele.

Ora, uma das principais definições de marketing é “a arte de conquistar os clientes e construir relações lucrativas com eles”.

E desenvolver essas relações não é uma tarefa fácil. Qualquer prestador de serviços conhece a realidade: o cliente sempre tentará obter algum benefício e conseguir que suas necessidades sejam atendidas pelo menor preço possível.

Ao mesmo tempo que o prestador de serviços, nesse caso, o advogado, precisa seguir essa linha de raciocínio, também é necessário que a lucratividade do negócio seja garantida. Em outras palavras, é preciso encontrar um ponto de equilíbrio.

Como o marketing para advogados deve ser realizado?

O primeiro passo para conseguir criar uma estratégia de marketing para advogados que seja realmente efetiva é conhecer o mercado. A partir daí, os concorrentes podem ser observados, incluindo o seu posicionamento em relação a eles.

O que eles fazem e dá certo? Existem falhas? Se sim, como superá-las?

Ao realizar esses questionamentos, você conseguirá desenvolver uma estratégia de marketing para advogados que irá contemplar não apenas o que dá certo, mas também garantirá que todas as falhas serão cobertas.

A segunda etapa é conhecer o seu cliente e entender, de verdade, o que ele precisa e o que ele deseja. Primeiro, as expectativas em relação ao serviço devem ser atendidas. O que ele paga precisa ser entregue da melhor forma possível, preferencialmente da forma que ele espera.

A partir daí, vem o ato de surpreender. É esse tipo de atitude que mantém por perto o cliente de qualquer negócio!

E essa surpresa pode vir de várias fontes. Talvez você não cobre por um dos serviços que foram realizados, ou então você ofereça café, WiFi e TV enquanto o seu cliente espera para conversar com você. Conversas de valor, apoio e muita vontade de resolver os desafios são diferenciais baratos, efetivos e que trarão um retorno inestimável.

Agora você sabe como o Marketing para Advogados está revolucionando o mercado e o que pode ser feito para começar a adotá-lo no seu escritório de advocacia.

Aplique os seus novos conhecimentos e veja a mudança acontecer.

Sucesso e até breve!

Confira como aplicar o Marketing para Advogados conforme as regras da OAB!

Leia também:

A construção da autoridade na advocacia

Sistema jurídico para advogado que é empreendedor

Análise de dados para escritórios de advocacia

Gostou? Compartilhe conosco a sua experiência, deixe seus comentários e dicas.  Envie a sua sugestão. Deixe seu e-mail para ter acesso a conteúdo exclusivo.

 

0 I like it
0 I don't like it

(Colunista)

Grupo focado em facilitar o relacionamento entre empresas, através da comunicação integrada e consultiva.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *