Home Office para advogados: dicas para trabalhar remotamente

dicas-para-home-office

O home office é uma tendência de negócios mundial. Em países desenvolvidos essa modalidade é amplamente utilizada. Estima-se que 40% dos funcionários nos Estados Unidos já trabalhem de forma remota ocasionalmente, e 20% com jornada diária em home office.

De acordo com o site ValueWalk, a previsão é que 75% da força do trabalho tende a ser remota a partir de 2020. Acredite, o home office para advogados é uma tendência para os próximos anos! 

Advogado, quer iniciar o trabalho home office? Então confere nossas dicas para o sucesso!

Vantagens x Desvantagens

As desvantagens são preocupantes mas, se você tomar as iniciativas corretas, vai ser fácil trabalhar home office. Listamos as principais desvantagens:

  • Perda de foco
  • Distração
  • Produtividade prejudicada
  • Não otimização do tempo
  • No caso de morar mais gente na sua casa, receber clientes e fazer reuniões pode ser um problema. (Você encontra a solução nas nossas dicas a seguir)

As vantagens são várias, e listamos apenas as principais. Acreditamos que as vantagens se resumem em: qualidade de vida! Vamos conferir?

  • Redução de custos (trabalhando de casa você deixa de gastar com transporte, alimentação, aluguel, etc…)
  • Sem trânsito, sem estresse (Além de ganhar tempo, você evita o estresse)
  • Liberdade profissional
  • Escolha do próprio horário de trabalho

Agora que você viu as principais vantagens e desvantagens do home office para advogados, confira as dicas que preparamos para você não ter problemas a curto, médio e longo prazo:

Não se distraia!

Trabalhar em casa tem suas distrações, concorda? Declínio de produtividade é tudo o que não queremos! Para que isso não aconteça, a técnica pomodoro pode te ajudar. Esta técnica consiste em aprender a gerenciar o seu tempo e cumprir qualquer prazo através de um cronômetro.

Reserve um espaço na sua casa

Você precisa planejar seu home office, não pense que vai conseguir chegar muito longe se não estabelecer um lugar na sua casa apenas para o trabalho. Além disso, é muito importante adotar as regras de ergonomia para evitar acidentes de trabalho.

Tem que se virar com pequenos problemas técnicos

É bem importante ter um conhecimento básico em informática para não depender exclusivamente de um técnico. Às vezes o problema nem é tão grave, mas quando não tem o conhecimento necessário, já entra em desespero! Você vai precisar de uma boa internet também.

Cuide da segurança dos dados

Utilize ferramentas seguras e totalmente na nuvem, assim você consegue garantir a segurança e o sigilo das informações.

Seja organizado

Vamos ter que falar mais uma vez de tecnologia, e não tem jeito viu? Para manter-se organizado e não perder tempo e dinheiro é realmente importante buscar por um software de gestão jurídica.

Vista-se para trabalhar

Claro que você não vai colocar uma roupa social para trabalhar em casa. Mas é importante trocar de roupa para entrar no clima de trabalho, aliás o pijama dá uma certa preguiça,  não é mesmo?

A influência das cores no ambiente de trabalho

As cores podem despertar sentimentos negativos e positivos. É possível estimular a produtividade através da cor favorável no ambiente de trabalho. As cores mais indicadas para o ambiente de trabalho são: Azul, vermelho, verde e amarelo. Mas lembre-se de não exagerar, pois nada em excesso faz bem.

Tenha uma planta perto de você

Uma planta é a decoração perfeita para o seu home office, já que ela traz para a sua casa algo que está lá fora. Além disso, ela não chama atenção o bastante para tirar a concentração. Outra vantagem das plantas é que é possível deixá-las mais de dois dias sem água. Em outras palavras, você não precisa nem chegar perto do seu home office aos fins de semana.

Personalize com bom senso

Nada contra colocar fotos de família na sua mesa, mas, depois de um tempo, elas deixam de chamar a sua atenção. É importante personalizar a mesa, mostrar que aquele lugar é seu, mas talvez seja melhor fazê-lo com memes impressos, histórias em quadrinhos ou até um cheiro que te deixe mais alegre.

Mantenha tudo o que você precisa perto de você

Lembre-se das distrações que a sua casa pode proporcionar. A TV; sua namorada ou namorado; comida; seu animal de estimação. Tudo isso é ótimo, mas deixe-os para a hora do descanso. Se toda vez que você precisar de caneta, tesoura, grampeador, papel ou uma bebida, você precisar atravessar todas essas “tentações”, é provável que você perca muito tempo.

Leia Também:

A importância do “Advogado especialista em Startups”

Como pequenos escritórios estão usando a tecnologia jurídica

O impacto da Inteligência Artificial na advocacia

0 I like it
0 I don't like it

Temos mais de quatro décadas de história e o foco de nosso trabalho continua sendo oferecer soluções que signifique segurança, confiança e comodidade para prática da advocacia. Transforme suas informações em resultados com a Aviso Urgente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *