Como escolher o software jurídico para escritórios de médio porte

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No atual mercado jurídico tão competitivo, todos os escritórios de advocacia estão sob crescente pressão dos clientes para aumentar a eficiência e a inovação, mantendo os custos baixos. Neste processo os escritórios devem saber escolher o software jurídico que melhor lhe atenda.

Embora tenha havido muitas discussões sobre a evolução do mercado legal, na maioria das vezes elas giram em torno dos extremos: escritórios de advocacia muito grande ou pequenos escritórios.

Mesmo que constituam uma parte substancial do mercado jurídico, os escritórios de médio porte são frequentemente negligenciadas nessas importantes discussões.

Os escritórios de advocacia de médio porte enfrentam pressões diferentes de suas contrapartes maiores. As grandes bancas tendem a ter grandes clientes, enquanto os escritórios de médio porte são tipicamente mais diversificadas, com um mix de clientes grandes e pequenos.

Como é escolher o software jurídico certo para escritórios de médio porte

No processo de escolha do software jurídico os escritórios medianos precisam ter uma visão clara de sua lucratividade geral, dos detalhes do custo de operar o escritório e a tecnologia que deve ser usada.

Veja quais os objetivos devem ser analisados na escolha do software jurídico para escritórios de tamanho médio:
  • Conseguir economizar o tempo que é geralmente gasto em tarefas repetitivas;
  • Organizar a rotina do escritório;
  • Aumentar a produtividade no dia a dia;
  • Conquistar novos clientes, para aumentar a lucratividade de seu escritório.

Antes esses desejos eram considerados utópicos, mas com a tecnologia isso virou uma realidade para todos os tipos e tamanhos de escritórios.

Quando se lida com números globais menores, cada despesa resulta em enormes impactos na lucratividade. A capacidade de uma empresa de tamanho médio absorver o choque é muito menor do que a de uma grande empresa.

Quando você analisa a infraestrutura de tecnologia de seu escritório, precisa pensar em pessoas, processos e ferramentas.

Faça perguntas-chave, como quais são os custos operacionais reais do software jurídico e da tecnologia, qual é o seu retorno sobre o investimento?

Depois de começar a abordar essas questões, você pode determinar se há alguma eficiência a ser obtida e o caminho para escolher o software jurídico.

O modelo ideal para o futuro do escritório

Para permanecer competitivo diante das pressões do mercado legal atual, os escritórios de médio porte precisam de um sistema que atenda a maioria das necessidades de tecnologia da empresa.

Cresceu bastante o número de advogados e outros profissionais na área jurídica que fazem uso da tecnologia em seu favor. Os tablets, os smartphones e até o próprio computador tem disponíveis diversos aplicativos super úteis para fazer a organização de suas tarefas na área profissional e também no sentido pessoal.

Manter-se atualizado sempre

A gestão de um escritório de advocacia merece todo cuidado e atenção, e ferramentas de apoio, como um software jurídico de gestão, não deve ser encarado com gasto, e sim um valioso investimento para todos os envolvidos – do advogado ao cliente.

Habituar-se com os conceitos e práticas de gestão será um importante diferencial neste concorrido mercado. Planejar é decidir antecipadamente qual é e como será o seu sucesso; gerenciar cada passo é garantir o sucesso do planejamento.

Tenha sempre seus processos aprimorados

Como advogado, é impossível aumentar a sua prática a menos que você tenha a tempo para assumir mais clientes.

Você pode aumentar o seu tempo contratando mais funcionários, ou trabalhando mais. Entretanto, os softwares jurídicos estão aqui para ajudar na sua gestão do escritório.

Um sistema para advogados fornece a estrutura necessária para implementar processos padronizados que vão ajudar o seu crescimento pessoal, te permitir trabalhar de forma eficiente e manter-se organizado.

Os softwares jurídicos na gestão do escritório de advocacia também fornecem ferramentas para automatizar processos comuns que de outra forma consumiriam horas do seu dia.

Ao manter todos os seus dados bem organizados e simplificando suas operações para que você possa trabalhar de forma mais inteligente, você pode abrir mais horas no dia para gastar no desenvolvimento de negócios e outras atividades relacionadas ao crescimento.

Reduza seus riscos

Quanto maior for o seu escritório de advocacia, quanto mais casos você assumir, e quanto mais pessoal você contratar, maior será sua responsabilidade.

Mas é fundamental reduzir essa responsabilidade, desde que possível. Uma reivindicação de negligência pode rapidamente sufocar seu crescimento, prejudicar sua reputação ou mesmo fechar sua empresa completamente.

Implementar uma abordagem sistemática para executar sua prática é a maneira mais segura de limitar sua responsabilidade e evitar cometer um erro caro. Mais uma vez, os softwares jurídicos na gestão do escritório de advocacia são a melhor base para esse resultado.

O software irá melhorar a organização, ajudar com o calendário, gerenciar prazos e permitir que você implemente fluxos de trabalho estruturados para que nenhuma etapa importante seja ignorada.

Clientes mais encantados

Não deve ser uma surpresa que melhorar a satisfação do cliente ajudará seu escritório de advocacia a crescer.

Afinal, quanto mais clientes satisfeitos você tem, opiniões mais positivas e referências você receberá.

Tudo isso irá influenciar o seu sucesso a longo prazo. Mas como o software ajuda a tornar os clientes mais satisfeitos? Não é apenas usado internamente pela equipe de advocacia?

À medida que o software evolui, estamos vendo mais e mais oportunidades onde pode servir como meio de ampliar a satisfação do cliente.

Os softwares jurídicos gerenciam de forma a ajudar no compartilhamento de arquivos.

O acompanhamento de andamentos dos processos de forma automatizada também te ajuda a estar sempre atualizado e assim ter a resposta que seu cliente espera de você.

Isso sem falar em como um sistema para advogados contribui para uma advocacia estratégica, garantindo ao profissional estar sempre um passo à frente na defesa dos processos.

O software pode proporcionar uma experiência mais perfeita para os clientes, melhorar a comunicação e facilitar a vida de todos ao longo do caminho.

Melhores dados para análise

Os seres humanos criam uma quantidade astronômica de dados todos os dias e a taxa de criação de dados cresce exponencialmente.

Na verdade, 90% de todos os dados na internet foram criados nos últimos dois anos, apesar de a internet estar aí por décadas.

Os dados são incrivelmente poderosos e está transformando completamente a maneira como as empresas operam.

As empresas que efetivamente alavancam seus dados estão preparadas para dominar a economia de amanhã, enquanto as que não, correm o risco de interrupção e obsolescência.

Basta olhar para a indústria de publicidade digital para obter provas. O Google e o Facebook completamente monopolizaram o mercado, e é apenas um resultado da enorme quantidade de dados que eles adquirem.

Os escritórios de advocacia ainda são superficiais quando se trata de capturar e utilizar dados, mas essas informações serão um fator cada vez mais importante para o sucesso nos próximos anos.

A beleza de usar o software jurídico para executar sua prática é que os dados são capturados automaticamente e, o mais importante, os dados serão estruturados.

Se você apenas usa documentos do Word, notas e e-mails para gerenciar seus processos, você ainda está criando dados, mas está em um formato não estruturado, o que dificulta a utilização.

Quando você coloca dados em um programa de software, especialmente aquele que tem campos personalizados , você pode estruturar os dados de forma a que possa ser avançar facilmente para medir KPIs e obter outras informações valiosas para sua empresa.

 Mais receitas para o crescimento do escritório

Você, obviamente, não pode expandir seu escritório de advocacia para um negócio próspero sem ter mais receita. Mas como o software pode ajudar?

Bem, por um lado, todos os benefícios mencionados acima ajudarão a contribuir para o crescimento da firma de advocacia:

  • O funcionamento mais eficiente permitirá que você defenda mais clientes e casos.
  • Reduzir sua responsabilidade minimizará as chances de incorrer em uma reivindicação de negligência dispendiosa.
  • Uma experiência de cliente mais perfeita levará a uma maior satisfação, mais referências e mais negócios de repetição.
  • Os melhores dados fornecerão os principais insights que você pode alavancar para otimizar e melhorar continuamente.

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