Ser organizado e saber gerir o escritório de advocacia é fator decisivo para o sucesso de um profissional da área jurídica
Gerenciar todas as tarefas do dia a dia dentro e fora do escritório e reduzir o máximo as chances de falha é o básico que se espera de quem quer ter sucesso na carreira.
A advocacia não abre espaços para falhas. Conheça as quatro principais situações que resultam em fracasso.
1 – Perda de prazos processuais
Esse problema é uma das falhas mais graves que prejudicam a carreira do advogado.
Além do dano a imagem do profissional, ainda há as perdas financeiras, já que o advogado terá que arcar com os prejuízos do cliente.
A utilização de um software jurídico é fundamental para que você não passe por esse problema.
Conte com sistema desenvolvido para advocacia, que tenha compromisso com o acompanhamento das publicações e elimine as chances de falhar com os prazos.
2 – Falta de clareza nos contratos
Ter falhas nos contratos de honorários é preocupante para sua carreira e gestão financeira também.
O contrato precisa ser muito bem explicado para os clientes. Uma atitude assim significa que não haverá problemas futuros, após o ganho da causa.
A dica é: informe detalhadamente as diferenças existentes entre honorários contratuais, sucumbência e honorários advocatícios.
Siga essa dica e evite perdas financeiras e desgaste a imagem sua e do escritório.
3 – Ser desorganizado
Desorganização é uma falha sentida por clientes e colaboradores. Numa rotina desorganizada há a má distribuição de tarefas, problemas com agenda, falhas na formatação dos processos e outras inúmeras situações que resultam na perda de produtividade.
Mostre-se organizado. Uma boa dica é: delegue de forma eficiente. Seus colaboradores vão te ajudar a se organizar.
Já tratamos desse tema em outro posts, mas sempre vale lembra: o workflow é um método muito usado para organização dentro de escritórios e pode ser uma grande aliada sua.
4 – Não se modernizar
A advocacia evolui constantemente. Se você ficar para trás estará correndo um sério risco de deixar seu escritório tornar-se ultrapassado.
Nesse ponto a dica é ter um software jurídico como seu principal aliado na rotina do escritório.
Tenha mais do que o básico. Tenha um sistema que lhe oferte acompanhamento de publicações de forma ágil, monitoramento de processos, agenda inteligente e acesso a um grande acervo de jurisprudência.
Lembre-se também: seu sistema deve ser acessado de smartphones e tablets, além de ter armazenamento de dados em nuvem.
Leia também:
Gestão profissional: essencial aos escritórios de advocacia
Dicas para organização financeira do escritório de advocacia
Técnicas eficazes para fidelização de clientes na advocacia
Gostou? Compartilhe conosco a sua experiência, deixe seus comentários e dicas. Envie a sua sugestão. Deixe seu e-mail para ter acesso a conteúdo exclusivo.
2 Comments