Advogados em início de carreira focam em aspectos materiais da profissão e acabam se esquecendo de questões imprescindíveis para fugir dos erros comuns cometidos nos escritórios de advocacia
Sócios e gestores focam seus esforços na atividade fim. Vendas no caso do comércio, manutenção da qualidade e novos clientes no caso da prestação de serviços.
Na advocacia, é comum a preocupação com prazos, audiências, petições, teses e principalmente o atendimento ao cliente. Dependendo do porte e perfil do escritório, esses clientes são grandes empresas, o que exige uma atenção ainda maior.
Isso acaba resultando em alguns erros comuns nos escritórios. É preciso estar atento. Veja os quatro principais erros dos sócios ou gestores de escritórios de advocacia:
1 – Falta de planejamento
O principal erro é aquele escritório que começa sem um plano de negócio. Muitos advogados abrem seus escritórios sem ao menos saber em qual área atuar. Questões como: qual público alvo, os valores de investimento e gastos precisam estar bem definidos para que se tenha sucesso.
2 – Não usar as ferramentas disponíveis
Não seja resistente a modernidade. É importante para o escritório ter softwares que transmitam a imagem de um ambiente bem gerido, principalmente no que tange à organização de contatos, tarefas, prazos, audiências, informações processuais, documentos e finanças. Esses serviços podem estar unidos em apenas um software, como é o caso da Aviso Urgente, que reúne as ferramentas mais utilizadas pelos escritórios em um único sistema.
3 – Falta de gestão financeira
Trabalhamos visando lucros. Então é preciso saber se o objetivo está sendo atingido. É preciso ter um controle eficiente do fluxo de caixa, além de ter bem definida as finanças das pessoas físicas (sócios) com as finanças do escritório. São entidades distintas e devem ser tratadas assim.
4 – Não trabalhar a marca
Encarar a publicidade e o marketing como despesa é um erro. Trata-se de investimento. Um layout diferenciado, um logotipo bacana ou um slogan impactante gera resultados. Tenha um diferencial. Crie uma identidade visual nova e moderna. Agregue valor ao seu trabalho.
Leia também:
Gestão profissional: essencial aos escritórios de advocacia
Planejamento estratégico para advogados: caminho para o sucesso