Como surgiu e por que se mapeia processos?

Processos

Desde os primórdios da Revolução Industrial, no século XIX, até a atualidade, buscamos a racionalização dos trabalhos nas indústrias.

No fim daquele século, Taylor nos apresentou a “Administração Científica do Trabalho”, sendo o que veio a se tornar sinônimo de “robotização” do homem.

Assim, até o final desse último século, nos idos dos anos de 1970, foram criadas, e colocadas em prática, várias metodologias e técnicas, visando eliminar as perdas de tempo, prejuízos invisíveis, movimentos desnecessários, esperas, retrabalhos, etc., dentro das indústrias, ou seja, eliminar tudo o que nada adiciona de valor ao produto.

Com o surgimento da Ciência dos Tempos e Métodos, em 1932, Stewart introduziu o Controle Estatístico de Qualidade, que possibilitou inúmeras aplicações nos processos, além de ser a base para o sucesso das técnicas do tão conhecido “Gerenciamento da Qualidade Total”.

Já na década de 1950, nasceu a Engenharia Industrial e, em 1970, o Just-in-Time, em que a Toyota adotou a definição de “eliminação de tudo que não agregava valor ao produto”. E então, em 1990, iniciou o movimento de organização através da aplicação do Mapeamento de Processos, uma outra forma que nada mais é do que a eliminação de tudo o que não agrega valor ao produto/serviço.

software-jurídico-teste-grátis

A introdução que realizamos acima sobre como e porque surgiu o Mapeamento de Processos vem para reforçar e embasar a teoria de que “o que não serve deve ser eliminado”.

E, se a indústria tanto se esmera neste objetivo, os Escritórios de Advocacia, que hoje estão se transformando em grandes empresas, podem e devem utilizar todos estes recursos de melhorias internas.

A gestão de um Escritório de Advocacia, vai muito além da Administração e do Financeiro. Esta Gestão engloba a excelência de todo um trabalho de:

  •  Marketing
  •  Atendimento ao Prospect
  •  Tarefas que cercam todo o controle processual que vão desde o cadastro do Prospect/Cliente
  •  Controle de publicações
  •  Emissão e conferência de pauta de prazos
  •  Emissão e conferência de pauta de audiências e julgamentos
  •  Diligências dentro e fora de sua jurisdição
  •  Solicitação de documentos ao Cliente
  •  Prazos a serem protocolados
  •  Relatórios, etc.
  • Enfim uma sequência de tarefas que exigem dos gestores uma logística corretamente orquestrada para a realização perfeita das necessidades, vindo assim, a contribuir para a excelência da produção jurídica e consequentemente a satisfação do Cliente.

Ao se contratar uma Consultoria especializada para implantar o Mapeamento e Redesenho de Processos internos nos escritórios, os gestores do Escritório passarão a visualizar de maneira clara e objetiva os fluxos internos, denominados processos, bem como os seus realizadores, como por exemplo:

  •  Telefonia
  •  Administração de chegadas de publicações
  •  Elaboração de prazos
  •  Diligências, entre outros
  •  Quem são os responsáveis pela tarefa
  •  Como a tarefa deve ser realizada
  •  Quais as regras que compõem uma perfeita realização
  •  Quais os prazos para essa realização.

Medir os erros e retrabalhos com diagnósticos precisos sobre a falta de equipamento, treinamento e ou, ainda, se o colaborador está apto para aquela atividade e se está de acordo, com seu perfil, a responsabilidade pela realização da mesma.

Concatenar cada passo das atividades de apoio à produção jurídica exige, portanto, um conhecimento e desenvoltura próprios de uma ciência, com a aplicação do Mapeamento de Processos.

A automação de processos de negócio é uma prática extremamente eficaz

Quando se automatizam processos, rapidamente é possível obter-se um controle mais rígido e adaptado às necessidades do Escritório. A modelagem de processos que consiste em utilizar uma série de ícones-padrões para o desenho destes, facilita o entendimento, vindo a ser uma etapa importante, pois é nela que os processos são descobertos e desenhados. Após este desenho são realizadas as melhorias, o que é denominado de ‘redesenho”, e que visam a sua otimização, essenciais para alcançar os resultados positivos mais rapidamente.

Com o “redesenho” são redefinidos os novos fluxos padronizados que proporcionarão a certeza de um melhor serviço prestado aos Clientes e, possivelmente, com menores custos na gestão. A automatização leva ainda à customização, de acordo com as características e a história dos donos do negócio.

Finalizamos este artigo, convidando-os a uma reflexão pautada na fala de grandes impulsionadores da gestão moderna:

“O primeiro passo para ganhar controle sobre uma organização é conhecer e entender os processos básicos (Deming, 1982; Juran, 1988; Taylor, 1911)”.

Flávia Angelini é consultora em Gestão e Controladoria Jurídica/ CEO da Resultato

Gostou? Compartilhe conosco a sua experiência, deixe seus comentários e dicas.  Envie a sua sugestão. Deixe seu e-mail para ter acesso a conteúdo exclusivo.

 

0 I like it
0 I don't like it

Temos mais de quatro décadas de história e o foco de nosso trabalho continua sendo oferecer soluções que signifique segurança, confiança e comodidade para prática da advocacia. Transforme suas informações em resultados com a Aviso Urgente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *