9 passos para construir uma marca jurídica sustentável e de valor

construindo sua marca

O ser humano é “bombardeado” por um volume exponencial de informações. É natural, portanto que o nosso cérebro de forma automática descarte a grande maioria desses estímulos informacionais. E, obviamente, ficamos apenas com o que nos interessa e descartamos todo o resto. É por isso, então, que eu os convido a refletir sobre a Revolução Digital do Advogado.

Primeiramente, ninguém nasce pronto para ser o Advogado renomado, reconhecido, receber os melhores honorários advocatícios, os melhores convites de palestras, participações em eventos, workshops, seminários. Ao contrário, a advocacia é lapidada todos os dias e sem exceção. Lembre-se, enquanto há gente no mundo, há advogados a serem contratados.

E aqui, a construção de um excelente Advogado é composto por três pilares: visão, coragem e um sólido conhecimento do Direito. E por que não o talento? Em minha opinião, talento nada mais é do que a habilidade de o Advogado saber lidar com as emoções pessoais, emoções de terceiros; é simplesmente ter persistência e o equilíbrio de seguir em frente para ser o Advogado “número 01” na cabeça dos clientes.

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Aliás, o talento vem das suas atitudes e não apenas dos pensamentos, vem da sua execução positiva de ser o Advogado referência e autoridade em seu mercado de atuação (Estudos, Elaboração de novas teses jurídicas, marketing jurídico, Especialização, Networking, Proatividade, Profissionalismo, Time Campeão, Clientes, Gestão Legal para Escritórios, Mentalidade de Crescimento e o Marketing Digital para Advogados). Eis, então, os 09 passos para se construir uma marca jurídica sustentável e de valor:

1. Ter um foco de atuação 

Reserve um tempo para estudar sua região principal de atuação e acredite as oportunidades jurídicas existem. É apenas uma questão de definir os temas do direito de seu real interesse e afinidade. A sua trajetória jurídica estará definida com um assunto para o qual você deseja se tornar autoridade pelo mercado jurídico, especialmente em seu mercado-alvo. Exemplos: Direito Digital, Direito do Agronegócio, Direito do Entretenimento, Direito das Startups.

2. Escrever artigos

Escrever com qualidade, coesão e objetividade é uma habilidade essencial ao sucesso profissional de todo Advogado. Artigos objetivos mostram-se um ótimo meio de atrair novos clientes.

3. Realizar apresentações presenciais

Falar em público é essencial para o Advogado, pois é a arte de disseminar o conhecimento jurídico para o mundo. A linguagem corporal por meio de suas palavras gera uma percepção jurídica junto ao público muito maior do que a palavra escrita.
E qual a melhor solução? Crie suas próprias oportunidades. Comente uma jurisprudência, uma matéria jurídica, palestre para os seus clientes, participe dos eventos promovidos pela OAB de sua região e se prontifique a falar.

4. Seminários

Participe de eventos. Assim, naturalmente, pessoas e potenciais clientes lhe procurarão.

5. Desenvolva vídeos

Grave vídeos sobre determinado assunto. Treine, treine, grave, grave, regrave. Os vídeos são excelentes para demonstrar o seu conhecimento jurídico. Aliás, os vídeos são capazes de conquistar os 02 (dois) ativos mais valiosos das pessoas: tempo e atenção.

6. Marcar presença na mídia

Apareça em reportagens como um Advogado que é referência em um determinado assunto. Isso gera credibilidade e o torna autoridade junto ao mercado, além é claro de possuir material para divulgação junto aos seus clientes.

7. Networking

O mundo é movido a relacionamentos e, sem eles, você não irá muito longe. Conheça pessoas novas regularmente, interaja com elas e gere oportunidades mútuas.

8. Marca Jurídica Digital

E aqui, é importante acrescentar a mudança no mercado jurídico, no que se refere à nova ordem digital, ou seja, os seres humanos, hoje, são pessoas sociais e as mídias digitais são ambientes cada vez mais dominantes que promovem a desmaterialização das informações. E esta definição da desmaterialização é o reflexo da digitalização do conteúdo, no qual permitiu eliminar barreiras geográficas entre os clientes e as informações.

9. Clientes

A sua advocacia só irá funcionar se o seu cliente lhe enxergar como o agente transformador da solução do problema jurídico por ele apresentado. O cliente está interessado no que há de mais essencial e importante: ele mesmo.
O que posso afirmar e sem medo de errar é que há alguns atributos inerentes as pessoas de sucesso: dedicação, preparação, foco, brilho nos olhos, persistência, paixão e um amor visceral em solucionar problemas jurídicos complexos. Não se permita, jamais, desanimar.

E, quando chegar lá, e, aí gosto da palavra sucesso como marco de glória em sua carreira jurídica, e, obviamente com a definição que cada um goste de dar, pois a palavra permite um significado e importância subjetivos (reconhecimento, dinheiro, status, poder, prestígio, etc). E diante do ápice do seu sucesso, você não se esqueça do que é realmente importante: Valores.

Emiliano Landim é Advogado do Ribeiro & Meireles Advogados/ Autor do livro “DNA de um advogado empreendedor”

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