Painéis e relatórios: o poder da análise de dados nos escritórios de advocacia

análise de dados nos escritórios de advocacia

Os serviços jurídicos precisam de relatórios precisos e fáceis para análise de dados nos escritórios de advocacia. Esses painéis devem ser objetivos na leitura e podem ser comunicados em toda a organização.

Mas como você constrói um relatório que é claramente legível, mas também contém todas as informações críticas que devem ser incluídas?

O conselho é: certifique-se de que está capturando bons dados, mantenha as visualizações simples e fáceis aos olhos e entenda que suas necessidades podem ser algo único.

No entanto, a realidade é que análise de dados nos escritórios de advocacia por vezes apenas se resumem a produzir resmas de relatórios sem que muitos conhecimentos valiosos sejam comparados e compartilhados.

software-jurídico-teste-grátis

Painéis e as análise de dados nos escritórios de advocacia

Esses relatórios geralmente incluem os chamados “Painéis” ou “Dashboard”. Muitas vezes, eles não comunicam informações de gerenciamento úteis de forma eficaz.

Os bons painéis fornecem facilmente aos usuários uma compreensão rápida e visual de situações que podem ter muitos pontos de dados ou muitos dados.

O painel informa uma história rápida e visualmente, é compatível com visualização de dados de diferentes ângulos (por área de prática, tempo dedicado, rentabilidade, etc.)

Uma das dificuldades de desenvolver um olhar sistêmico sobre os negócios é o uso de ferramentas isoladas de gestão, cada qual oferecendo um pedaço das informações de que você precisa. Um dashboard de controle concentra todas as informações gerenciais em um único lugar, facilitando a acesso a uma grande quantidade de dados para que você analise todas as nuances do seu mercado e do seu empreendimento.

Tendências a seu alcance

Mais do que reunir um monte de informações, os painéis de controle permitem que você identifique comportamentos e tendências no seu ambiente empresarial. Por exemplo: queda ou aumento dos clientes; redução da sua margem de lucro; aumento dos impostos; aumento no tempo dedicado para um processo.

Identifica ameaças e oportunidades

Oportunidades chegam e vão embora com uma rapidez incrível e, se você não souber ou conseguir aproveitá-las no momento certo, pode perder competitividade. Já as ameaças, chegam devagarinho e, quando você percebe, a crise está instalada.

Mas acompanhando seus dados e indicadores de desempenho por meio de um painel de controle, você é capaz de identificar estas situações com precisão e antecedência, preparando-se para atuar conforme a necessidade.

Do macro para o micro em segundos

Se num dos painéis de controle do software contratado pelo seu escritório de advocacia aparecem dados consolidados de determinada demanda, como faturamente por área de atuação, por exemplo, mas você deseja ter acesso a informações mais precisas, basta selecionar os filtros certos para ter uma visão detalhada dos indicadores do escritório. Dessa forma, você pode analisar o panorama geral dos negócios ou entrar nos pormenores em segundos, partindo do macro para o microambiente.

Integrando a gestão

Ao adquirir um sistema de gestão de escritórios de advocacia, o advogado tem acesso a dashboards de controle integrados, sem necessidade de outras ferramentas. Suas informações mais valiosas podem ser processadas, analisadas e comparadas e então mostradas nos painéis de controle do sistema, sem nenhuma dificuldade.

Como é a análise de dados nos escritórios de advocacia

Um desafio que muitos escritórios  enfrentam é como aproveitar efetivamente todos os dados armazenados, encontrar e analisar padrões e tendências e traduzi-los em melhorias nos negócios.

O termo “Big Data” refere-se a esses grandes conjuntos de dados, bem como ao conceito de analisá-los computacionalmente nas dashboard  e compreender as vastas resmas da informação digital.

 Os escritórios de advocacia podem usar ferramentas de big data para melhorar o conhecimento de seus clientes e identificar oportunidades para oferecer assessoria jurídica adicional. E tudo isso pode ser compilado e colocado para uma análise por meio de seu software jurídico, na dashboard.

 À medida que quantidades crescentes de dados são capturadas, a vantagem real para muitos escritórios de advocacia não está necessariamente na análise de dados históricos, mas na compreensão dos novos dados recebidos e na formação de estratégias para reagir a padrões emergentes em tempo real.

Análise de dados e estratégias legais

Estratégias legais são frequentemente formadas com uma compreensão completa dos resultados prováveis com base no conhecimento dos resultados em casos semelhantes anteriores. Embora isso seja tradicionalmente relacionado à experiência profissional, a análise de dados também pode ajudar a prever os resultados, analisando a jurisprudência digitalizada e os padrões de localização dos processos, por exemplo.

Leia também:

Acompanhamento processual como estratégia do advogado

Aumente a produtividade com software de gestão jurídica

Software jurídico para escritórios: automatizar para crescer

Gostou? Compartilhe conosco a sua experiência, deixe seus comentários e dicas.  Envie a sua sugestão. Deixe seu e-mail para ter acesso a conteúdo exclusivo.

0 I like it
0 I don't like it

Aviso Urgente

Aviso Urgente

Temos mais de quatro décadas de história e o foco de nosso trabalho continua sendo oferecer soluções que signifique segurança, confiança e comodidade para prática da advocacia. Transforme suas informações em resultados com a Aviso Urgente.

Deixe seu comentário

Deixe o seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *